Irlanda plantará 440 milhões de árvores para combater a crise climática


Cada vez mais países estão se mobilizando para combater as mudanças climáticas, antes que seja tarde demais para o nosso pobre planeta demasiado explorado. E a Irlanda está entre eles.

Até 2040, este país pretende plantar 440 milhões de árvores como parte do plano de ação climático irlandês, que também inclui outras iniciativas, como novos impostos sobre o carbono, investimentos em energias renováveis, mudanças na agricultura e incremento de veículos elétricos em até 2050.

22 milhões de novas árvores por ano, a partir de agora até 2040, uma meta ambiciosa que, esperamos, se torne realidade e que possa trazer benefícios a todos, como sublinha o governo, segundo o Irish Times:

“O plano de ação climática compromete-se a fornecer uma expansão do plantio florestal e do gerenciamento do solo para garantir que a redução de carbono pelo uso da terra seja entregue no período de 2021 a 2030 e nos anos posteriores”, disse uma porta-voz do Departamento de Comunicações sobre Ação Climática e Meio Ambiente.

O único ponto controverso diz respeito à oposição dos agricultores, conforme noticiado pelo Irish Times, porque estes terão que desistir de uma parte de suas terras para plantar as árvores desejadas pelo governo, o que nem todos concordam. Mas como sabemos, é a pecuária e agricultura de monocultura que mais desmata, de fato, para dar lugar aos pasto e às plantações. 

Mas por que as árvores? Porque, como vários estudos demonstraram, incluindo um publicado na Science, as árvores estão entre as ferramentas mais convenientes para combater as emissões de gases de efeito estufa (causadores do aquecimento global). Obviamente, elas não podem fazer milagres, mas ainda assim são consideradas uma ajuda preciosa.

E a Irlanda não é o único país a seguir esse caminho. Austrália, China, Etiópia, entre outros países, estão investindo em reflorestamento de suas áreas, enquanto graças à Campanha The Trillion Tree, 13,62 bilhões de árvores já foram plantadas no mundo inteiro até agora.

Talvez te interesse ler também:

A IMPORTÂNCIA DA SOMBRA DAS ÁRVORES: EM VEZ DE AR-CONDICIONADO, DEVEMOS PLANTAR MAIS

CORREDORES VERDES: PLANTAR ÁRVORES PARA BAIXAR 2°C A TEMPERATURA NAS CIDADES

QUANTAS ÁRVORES VOCÊ PRECISA PLANTAR PARA COMPENSAR SEUS DANOS AO PLANETA?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...