Pacu da Amazônia é encontrado em lago irlandês. Como ele foi parar lá?


Um peixe amazônico foi encontrado em um lago na Irlanda, provocando surpresa e mistério entre autoridades e cientistas locais. Um Pacu, originário da Amazônia, foi encontrado sem vida às margens do Lago Garadice, no interior do país, pelo empresário Steve Clinch, de 68 anos, que é um pescador experiente e proprietário de uma pousada de pesca na região.

© BBC

© BBC

Clinch explicou que o peixe não foi capturado por ele, mas encontrado morto às margens do lago. “Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região”, afirmou o pescador à BBC.

As autoridades locais foram notificadas sobre a descoberta, e o peixe foi encaminhado para análise em um laboratório para determinar sua origem e possíveis impactos para os ecossistemas locais. O Lago Garadice, localizado a 140 quilômetros da capital Dublin, é conhecido por sua beleza cênica e atividades recreativas como pesca e passeios de barco. Habitado por espécies de peixes de água doce comuns na região, como trutas e percas, a presença do Pacu levanta questões sobre como ele chegou até lá e os possíveis efeitos em seu ecossistema.

O Instituto Inland Fisheries Ireland, responsável pela proteção e gestão dos recursos aquáticos na Irlanda, iniciou uma investigação para entender melhor a situação. Embora ainda não haja detalhes definitivos sobre a origem do peixe, especula-se que ele possa ter sido liberado de um tanque particular.

Com tudo de curioso e preocupante sobre a notícia de uma espécie “viajar” tão longe de um lugar para o outro, a notícia viralizou com comentários engraçados sobre o peixe “turista” e suas aventuras intercontinentais ou do “peixe intercambista” ou “que quer aprender inglês”.

Apesar do tom descontraído, a descoberta também ressalta a importância da regulação e controle da introdução de espécies não nativas em ecossistemas locais. Peixes exóticos podem competir com espécies nativas por recursos e habitat, alterando as cadeias alimentares e impactando negativamente a biodiversidade local.

Enquanto as investigações continuam, a comunidade brasileira na Irlanda tem acompanhado o caso com interesse, expressando humor sobre a inusitada presença do Pacu em terras irlandesas. A situação serve de lembrete sobre a importância da conservação ambiental e da preservação dos ecossistemas aquáticos em todo o mundo.

Talvez te interesse ler também:

O que são Espécies Invasoras? Por que causam danos à saúde e ao meio ambiente?

Peixes se reconhecem no espelho, inclusive em fotomontagens

Parem com essa tortura: aquários enlouquecem e matam os peixes




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...