As árvores vão salvar o planeta: plantar 1 bilhão delas pode eliminar 10 anos de emissões de CO2


Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique fizeram um estudo, publicado na revista Science, que concluiu que o plantio de árvores é a maneira mais eficaz e barata de combater o aquecimento global.

Os cientistas suíços disseram que há espaço suficiente no planeta para isso, até mesmo nos centros urbanos. 

Se forem plantadas, as árvores poderão cobrir 9 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, uma área do tamanho dos Estados Unidos, aproximadamente.

Os pesquisadores chegaram à essa conclusão usando o Google Earth para verificar quais áreas podem ter mais árvores, deixando espaço para pessoas e culturas agrícolas. Estima-se que há espaço para, pelo menos, mais de 1 trilhão de árvores, podendo chegar até 1,5 trilhão, somando às 3 trilhões de árvores já existentes.

Essa estimativa é maior sete vezes em comparação a uma anterior, feita pela NASA.

Na recente pesquisa, a abordagem científica fez uso de ferramenta digital que permitiu aos pesquisadores ter uma previsão mais abrangente do número de árvores que poderão ser plantadas em diferentes áreas do mundo.

As nações com mais espaço para novas árvores são Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Rússia e China.

Esse estudo calculou que se forem plantadas essas novas árvores, ao longo das próximas décadas, elas poderão absorver cerca de 830 bilhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera, uma das principais causas da poluição do planeta, produzida pelos seres humanos nos últimos 25 anos.

Através desse reflorestamento global, as árvores poderão capturar dois terços das emissões de carbono produzidas pelo homem mas, para efetivar esses possíveis resultados, é necessário também o ser humano reduzir as suas emissões de CO2.

Esses dados foram coletados pelo pesquisador Thomas Crowther, da ETH Zurich. Segundo ele, é essencial aumentar as áreas verdes plantando árvores em todos os lugares onde houver espaço, como parques, bosques e terras que precisam de reflorestamento em todo o planeta.

Plantar árvores é a melhor estratégia para compensar 100 gigatoneladas de CO2 produzidos em 10 anos de emissões, conforme a análise dessa pesquisa. O plantio de árvores constitui uma solução bem mais fácil do que a tecnologia de captura de carbono da atmosfera, e qualquer pessoa pode plantar uma árvore.

Em suma, se todos colaborarem plantando uma árvore, ocorrerá uma verdadeira revolução verde e a vida do planeta será beneficiada como um todo!

“As árvores literalmente tornam as pessoas mais felizes em ambientes urbanos, melhoram a qualidade do ar, a qualidade da água, a qualidade dos alimentos, o serviço ecossistêmico, é algo tão fácil e tangível“, disse Crowther.

Thomas Crowther tem o apoio das Nações Unidas para a campanha The Trillion Tree Campaign, que até hoje já permitiu e contribuiu para o plantio de 13,62 bilhões de árvores. A campanha conta com um aplicativo e um site e tem como objetivo informar e divulgar os projetos de plantio de árvores em todo o mundo, para incentivar e facilitar ao máximo o plantio de árvores por qualquer pessoa.

Saiba mais informações sobre essa Pesquisa do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique, nesse vídeo do canal Ciência News.

Cada um de nós, plantando 1 ou mais árvores, pode ajudar a salvar o planeta, e a nós mesmos, dos danos que a crise climática promete causar. Mãos à obra!

Talvez te interesse ler também:

CORREDORES VERDES: PLANTAR ÁRVORES PARA BAIXAR 2°C A TEMPERATURA NAS CIDADES

A IMPORTÂNCIA DA SOMBRA DAS ÁRVORES: EM VEZ DE AR-CONDICIONADO, DEVEMOS PLANTAR MAIS

O PROJETO DE REFLORESTAMENTO DA ETIÓPIA QUE PLANTARÁ 4 BILHÕES DE ÁRVORES




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...