Mesmo sem as duas pernas, chinês de 70 anos plantou mais de 17 mil árvores


O chinês Ma Sanxiao, um veterano de 70 anos de idade que vive na aldeia de Mayu, município de Jing, província de Hebei, perdeu suas pernas devido a uma doença e em 2000 começou a plantar árvores.

Sem pernas, mas com um grande força de vontade, arrastando-se pelo solo e cavando entres as rochas das montanhas Taihang, ele plantou mais de 17 mil árvores, durante os últimos 19 anos, transformando uma antiga área estéril em uma floresta na aldeia de Mayu.

Munido de uma pá, uma enxada e uma picareta, ele seguia em sua missão de plantar árvores.

70 anos arvore 2

70 anos arvore 3

“Mesmo que eu não tenha duas pernas e minha energia seja limitada, continuarei a plantar árvores”, disse ele ao China News.

No início, ele plantava para sustento de sua família, mas, com o tempo isso se converteu em uma paixão e missão de dar um futuro melhor para as gerações vindouras.

A História de Ma Sanxiao

Quando mais novo, com 20 anos de idade, Ma Sanxiao fez parte de uma tropa militar na província de Fujian.

Três anos depois, em 1974, uma forte infecção o forçou a se aposentar. Então, ele ele começou a trabalhar como professor, depois como agricultor.

Em 1984, sua doença piorou e causou inflamação na perna direita, o levando no ano de 1985 à amputação da parte inferior dessa perna.

No ano seguinte, a mesma inflamação ocorreu na outra perna e a família de Ma Sanxiao para tratá-lo fez um empréstimo de mais de 200 mil yuans (cerca de 114 mil reais), mas infelizmente os médicos não conseguiram salvar a perna esquerda, que foi amputada em 2004.

Neste ínterim, em 2000, o Sr. Ma começou a plantar árvores para vendê-las e pagar as dívidas acumuladas, mas, com o passar do tempo a necessidade deu lugar a um ideal, que se tornou uma missão.

Em entrevista em vídeo e matéria escrita para a equipe de reportagem do China News, Ma Sanxiao conta que acorda todos os dias, às cinco da manhã, e com um transporte chega até à montanha, no lado oeste da cadeia de Taihang, onde ele passa o dia plantando árvores.

Para fazer o plantio das árvores ele tira as próteses, enfaixa os cotos de suas pernas para protegê-los e segue se arrastando, usando sua força a favor da Natureza.

70 anos arvore 4

A necessidade que virou Missão!

Ao fazer o plantio de dezenas de árvores todos os dias, Ma Sanxiao está reflorestando uma área árida, que se encontrava sem vida e, graças às suas mãos, agora tem vegetação.

“Eu comecei este trabalho anos atrás para ajudar minha família muito pobre. Agora, enquanto eu viver, vou continuar a plantar árvores para as gerações futuras”.

Que o exemplo de Ma Sanxiao seja uma inspiração para superarmos nosso desafios e limitações, nos levando a usar a nossa força à serviço da Vida!

Talvez te interesse ler também:

QUANTAS ÁRVORES VOCÊ PRECISA PLANTAR PARA COMPENSAR SEUS DANOS AO PLANETA?

AUSTRÁLIA VAI PLANTAR UM BILHÃO DE ÁRVORES CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

CONTRA O CIMENTO, ESTA FAMÍLIA PLANTOU 11 MIL ÁRVORES

Fonte e fotos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...