Greta Thunberg, a jovem sueca de 16 anos indicada para o Prêmio Nobel da Paz!


Greta Thunberg, uma adolescente que aos 15 anos de idade começou a praticar, de forma tenaz, o ativismo em favor do meio ambiente.

Atualmente ela está com 16 anos e já foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz, por três parlamentares noruegueses, como forma de reconhecimento pela defesa e compromisso da jovem com o meio ambiente e nosso planeta, através dos combates à mudança climática e ao aquecimento global.

“Nós indicamos Greta porque a ameaça do clima é provavelmente uma das principais causas de guerras e conflitos. O movimento de massas que Greta desencadeou é uma contribuição muito importante para a paz”, explicou na apresentação da iniciativa, o deputato norueguês Andrè Ovstegard.

Em resposta a esta nomeação, Greta escreveu em sua página no Facebook que se sente muito honrada e grata por isso.

Um das realizações resultantes do ativismo de Greta ocorreu na última sexta-feira, 15 de março, com a Greve Global pelo Futuro, (Global Strike For Future), #climatestrike, que foi um sucesso no mundo inteiro.

Esta manifestação envolveu 75 países, e aconteceu em mais de 1300 cidades, com marchas, manifestações reivindicando medidas mais eficazes contra as mudanças climáticas.

Este é um movimento sem fronteiras, bandeiras e partidos políticos, e tem um único propósito: a defesa do meio ambiente e o combate às alterações climáticas provocadas pelo homem.

O Movimento #FridaysForFuture começou em agosto de 2018, quando aos 15 anos de idade, Greta Thunberg sentou-se em frente ao parlamento sueco em Estocolmo, semanalmente durante três semanas, como protesto contra a falta de ações e medidas para resolver a crise climática.

As ações da jovem Greta visando alcançar esse objetivo eram postadas no Instagram e no Twitter dela e logo seu ativismo individual se tornou viral e coletivo.

Em 8 de setembro de 2018, Greta decidiu seguir todas as sextas-feiras com seu protesto até que fossem criadas, na Suécia, políticas que contribuíssem para reduzir a crise climática, cumprindo o estabelecido no Acordo de Paris, que é manter o aumento da temperatura média global abaixo dos 2 graus Celsius

As hashtags #FridaysForFuture e #Climatestrike se espalharam nas redes sociais e muitos estudantes e adultos se inspiraram no exemplo da jovem Greta, e começaram a protestar em frente às sedes de parlamentos ou prefeituras no mundo inteiro.

Os protestos semanais de Greta se transformaram no Movimento Internacional fridays for future.

Veja o vídeo da chamada para as pessoas no mundo inteiro participarem da Greve Global pelo Futuro ocorrida na última sexta-feira,dia 15/03/19. Esta manifestação envolveu a participação de cerca de 100.000 crianças e jovens ao redor do mundo para reivindicar uma ação climática eficaz e real, para um futuro digno para todos.

As ações de Greta, e os resultados que ela alcançou, fizeram dessa jovem uma referência para milhares de crianças, adolescentes e adultos, do mundo inteiro.

Greta passou a ser ouvida pelos chefes de estado e de governo, os quais em geral vêm mantendo, até agora, políticas ineficazes que representam prejuízos para o futuro das novas gerações.

Veja neste vídeo a jovem Greta fazendo seu pronunciamento diante dos representantes mundiais da ONU na COP 24 (Katowice, Polônia)

Por tudo isso, Greta Thunberg foi eleita a “Mulher do Ano“, na Suécia, e após seus discursos na cúpula climática da ONU na Polônia e no fórum de Davos, ela se tornou ícone para muitos jovens em diferentes países, que inspirados nela estão promovendo iniciativas semelhantes para apoiar todo esse movimento em defesa da vida em nosso planeta.

A jovem Greta nos mostra sua determinação em seu propósito de reverter o aquecimento global, dizendo:

“Eu não vou parar. Não até que as emissões de gases do efeito estufa tenham caído abaixo do nível de alarme!”

Nós do Greenme apoiamos essa jovem, todos os manifestantes e essa causa de importância vital para nós e nosso planeta! Estamos torcendo pelo seu Nobel.

Talvez te interesse ler também:

E SE O PRÊMIO NOBEL DA PAZ FOSSE ENTREGUE AOS BOMBEIROS DE BRUMADINHO?

NOBEL DA PAZ 2018: CONTRA A GUERRA E A VIOLÊNCIA SEXUAL




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...