Greta Thunberg, 16 anos, Mulher do Ano: chega de destruir o planeta!


Chega de destruir o planeta! Greta Thurberg, a ativista sueca em luta aberta contra a mudança climática, foi aclamada como “Mulher do Ano” pelo povo sueco. Sim, porque Greta, apesar dos seus “poucos” 16 anos de idade, não tem nenhuma vergonha em “repreender” os adultos. E no dia 15 de março será lançado o #climatestrike, a marcha pelo clima “desencadeada” em mais de 80 países.

Ela conseguiu arrastar milhares de estudantes de todo o mundo com sua força de vontade para dar um basta à destruição do planeta. É por isso que as pessoas na Suécia, seu país, estão orgulhosas dela e a votaram como “Mulher do Ano” em várias publicações locais, como o Aftonbladet, mas também no Expressen.

A história de Greta é maravilhosa e nos enche de esperança: desde agosto do ano passado, a incrível garota toda sexta-feira não vai à escola mas vai, sozinha, para a frente do Parlamento Sueco protestar contra a mudança climática e a destruição do planeta.

E assim nasceu o FridaysForFuture, o movimento de estudantes que, como ela, estão cansados de ver o planeta sendo destruído por aqueles que podem, mas não tomam as rédeas das situação.

greta clima

Mas a jovem não faz apenas greves de escola e usa megafones na praça. Ela não teve nenhum escrúpulo com a Comissão Europeia nem com o Presidente Jean-Claude Juncker, dizendo: “os seus compromissos não são suficientes para compensar os erros“. E esteve sentada durante três semanas em frente ao Parlamento Sueco para protestar contra uma política que, em geral, não defende o nosso planeta.

Seus protestos estão surtindo efeito porque a jovem de 16 anos está despertando a alma de tanta gente antes desesperançosa.

Todos na praça

Dia 15 de março, mais de 80 países se mobilizarão para exigir a ação dos políticos de todo o mundo. E na praça descerão os jovens que não mais aceitam que o futuro lhes seja roubado, aqueles estudantes que Greta conseguiu reunir em torno dela.

“Como estudantes de escolas e universidades, devemos nos mobilizar para aumentar a conscientização da opinião pública, mas também para mudar a forma como vivemos individualmente, adotando um estilo de vida responsável que proteja o meio ambiente e tomando medidas concretas a esse respeito”, diz ela em uma das muitas páginas que nos convidam a unir forças – “Não podemos mais viver às custas do nosso planeta, temos apenas 11 anos para reverter o caminho e devemos nos mobilizar agora!”

Os estudantes são os promotores, mas ninguém deve se sentir excluído: todos na praça na próxima sexta-feira, ao lado de uma grande mulher.

O planeta é de todos nós!

Como participar

Procure AQUI as manifestações que acontecerão na tua cidade.

#FridaysForFuture #schoolstrike4climate

Nós, jovens, não aceitaremos uma vida com medo e devastação

Leia AQUI a íntegra da sua carta aberta convocando a Juventude pelo Clima.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...