Austrália vai plantar um bilhão de árvores contra o aquecimento global


O governo australiano está se preparando para plantar um bilhão de árvores para cumprir as metas climáticas estabelecidas pelo Acordo de Paris.

Este projeto deverá ser executado até 2050 e tem potencial para remover mais de 16 milhões de toneladas de gases do efeito estufa por ano. É tido como uma resposta rápida com relação às mudanças climáticas e que serve de exemplo para muitos países que não estão cumprindo o acordo.

De acordo com o pesquisador Thomas Crowther, da ETH Zurich, o plantio de árvores em todo o mundo poderia reduzir o dióxido de carbono na atmosfera, a ponto de anular uma década de emissões humanas. Segundo ele, as árvores são as armas mais poderosas no combate às mudanças climáticas.

Crowther declarou ao The Independent que um bilhão de árvores é apenas um começo, comparado aos 1,2 trilhões de árvores que a Terra poderia suportar. Esse projeto pode, inclusive, substituir outros métodos menos eficientes para a questão das mudanças climáticas, como por exemplo a construção de turbinas eólicas e as dietas vegetarianas, na opinião do ecologista.

Ainda segundo ele, a restauração completa das florestas é um tanto quanto irreal, mas o plantio de árvores é cada vez mais reconhecido como uma atividade crítica para preservar a vida na Terra. Crowther diz que todos podem se envolver no plantio das árvores. Além de tornar as pessoas mais felizes em ambientes urbanos, elas melhoram a qualidade do ar, da água, dos alimentos e o serviço ecossistêmico. Ou seja, plantar árvores é algo tangível e acessível para todos.

Nós também podemos fazer nossa parte, além de plantar, podemos reduzir nossa pegada de carbono na Terra e evitar o aquecimento global de várias outras maneiras. Confira nos links abaixo:

Talvez te interesse ler também:

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR O AUMENTO DO AQUECIMENTO GLOBAL

19 DICAS PARA REDUZIR O PLÁSTICO DA SUA VIDA EM 2019!

FLEXITARIANA: A DIETA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...