Fonte de luzes arco-íris: uma foto espetacular tirada no Novo México


Parecem ser tantos arco-íris que se cruzam, apoiados em colunas de luz cintilante. Não é sonho nem filme. Estamos no Novo México, especificamente no Red River. Aqui há uns dias atrás, o fotógrafo Joshua Thomas, imortalizou o fenômeno impressionante gerado pela colisão entre luz e cristais de gelo na atmosfera superior da Terra.

As partículas de água congelada deformam a água e refratam a luz em uma miríade de formas, criando arcos, halos, e colunas de luz. Mas também é também “mérito” da temperatura do ar e da forma e da disposição dos cristais de gelo, a criação de espetáculos deste tipo no céu.

Uma das características mais importantes que emerge da foto tirada no Novo México, pode ser vista logo acima da linha das árvores, no centro da imagem: ali existe uma massa vertical luminosa “sun pillar” literalmente um pilar ensolarado. As temperaturas mais frias do ar aumentam o brilho desses fenômenos.

O círculo de luz que rodeia o pilar é um halo de 22°. Estes são bastante comuns e são assim chamados porque formam um círculo de 22° em torno do sol ou, mais raramente, em torno da Lua. Eles são gerados quando a luz solar é refratada por milhões de cristais de gelo hexagonais suspensos na atmosfera e orientados em todas as direções. E alguns deles estão alinhados perpendicularmente à luz solar, do ponto de vista de um observador específico, produzindo este círculo iluminado.

Pode parecer uma farsa pela sua beleza ofuscante, mas não o é, como evidenciado por este tweet do NWS, o Serviço Meteorológico Nacional em Amarillo:

foto

A esfera deslumbrante de luz à direita da coluna é chamada de “sun dog”, e é um fenômeno atmosférico formado por um par de pontos de luz em ambos os lados no Sol, que são freqüentemente encontrados em conjunto com o halo 22°. O sun dog é um evento bastante comum, como mostra a foto abaixo, tirada em Stonehenge.

foto

Foto: Wikipedia

Os delicados filamentos de luz que emergem do topo do pilar do sol, são arcos tangentes e são formados quando os cristais de gelo hexagonais são orientadas para um lado específico.

Presentes da natureza que têm sempre o poder de nos deixar maravilhados.

Leia também: Os 6 lagos (e oceanos) congelados mais incríveis do mundo

Fonte foto: Tweeter




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...