Socorro! As árvores estão encolhendo


Não só os pênis estão diminuindo de tamanho, mas também as árvores estão ficando menores! Isto é o que se descobriu em um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. A culpa? Nem precisaria dizer que a mudança climática parece ser o fator determinante desta mudança.

Não é bem que as árvores estejam encolhendo, mas o número de árvores de maior porte caiu em 50% nas florestas da Califórnia. Nenhuma área resultou imune à esta mudança, desde a costa do norte para as montanhas de Sierra Nevada. E em algumas áreas do sul do estado, o declínio foi de quase 75%.

A perda foi maior nas áreas onde as árvores haviam sofrido escassez de água. Os pesquisadores estimaram o estresse hídrico com um modelo simulado no computador, levando em conta as chuvas, a temperatura, a umidade do solo e a época do degelo. Outra causa pode ser que muitas dessas árvores brotaram séculos atrás, quando o clima era mais frio na Califórnia.

Enquanto o número de árvores grandes diminuiu, o número de árvores menores aumentou em todo o estado. E outro sinal de que o clima está mudando a paisagem florestal, é o fato de que as florestas estão a substituir os pinheiros por carvalhos em vastas áreas. O futuro parece difícil para as grandes árvores da Califórnia. Em 2100, a temperatura média do estado poderá subir, aumentando o estresse hídrico em 30%.

A perda destas árvores tem muitas implicações. Para além da sua romântica grandeza, as grandes árvores desempenham um papel ecológico de grande importância. Elas produzem mais sementes, resistem mais ao fogo, aos danos ambientais e absorvem mais CO2 do que as suas irmãs mais novas; para não mencionar que em suas cavidades vivem animais raros, como as corujas e os esquilos voadores.

Enquanto isso, um outro estudo, desta vez realizado por pesquisadores da Universidade de Minnesota e publicado na revista Nature Climate Change, revela que quanto mais a temperatura aumenta, mais mudam as espécies de árvores que habitam as florestas. No Canadá, em particular, a serem afetadas pelas alterações climáticas, foram especialmente as árvores do gênero Picea (abeto, a árvore de natal) enquanto carvalhos e acer (família Aceraceae) parecem ter resistido melhor ao aumento das temperaturas.

Leia também:




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...