Lei que proibe baleias e golfinhos em cativeiro é aprovada no Canadá


O “Free Willy” finalmente será realidade, baleias, golfinhos e botos, poderão viver em liberdade! Apesar das exibições emocionantes e interativas desses seres inteligentes e exuberantes, as apresentações de baleias, golfinhos e botos serão proibidas no Canadá.

Aprovado no dia 10 de junho de 2019 pelo Parlamento do Canadá, o Bill S-203 (também conhecido como Free Willy), é um projeto de lei que proíbe a utilização, reprodução e impregnação de qualquer cetáceo (mamíferos marinhos), bem como a posse de seu espermatozoide ou embrião.

A multa pela violação desta lei, pode chegar a 200.000 dólares canadenses. No entanto, este projeto de lei contém algumas exceções: os animais que já estiverem em cativeiro continuarão lá para reabilitação de lesões ou para a realização de pesquisas científicas autorizadas.

De acordo com a diretora executiva da Animal Justice, Camille Labchuk:

“Este é um momento decisivo para as baleias e os golfinhos, e poderoso reconhecimento de que nosso país não aceita mais aprisionar animais inteligentes e sensíveis em tanques pequenos para entretenimento”.

O projeto Free Willy ainda não virou uma lei definitiva, pois precisa da aprovação real. Porém, essa aprovação do escritório do governador geral é mais uma formalidade para a legislação canadense, afirmou o site 9CAG que veiculou a notícia.

Em reportagem aos jornais canadenses, Elizabeth May, líder do Partido Verde, declarou:

“Hoje é um bom dia para os animais no Canadá. Muitos cientistas testemunharam por que é fundamental deixarmos de manter os cetáceos em cativeiro. Entendemos porque, obviamente, não são semelhantes a outros animais, por exemplo, gado. Os cetáceos exigem o oceano, exigem o espaço, exigem comunicação acústica a longas distâncias”.

Elizabeth May patrocinou esse projeto em 2015 e hoje finalmente ele foi liberado. Esperamos que essa atitude se expanda para outros países que também praticam entretenimento com animais, ganhando dinheiro em cima deles, como se eles fossem objetos de decoração. Todos os animais são livres e merecem os mesmos direitos que nós, seres humanos!

Talvez te interesse ler também:

MOTOQUEIROS DURÕES AJUDAM A SALVAR ANIMAIS

DA CALIFÓRNIA, CHOWDER, UM SIMPÁTICO PORCO CRIADO COM CÃES

MATADOR ENXUGA AS LÁGRIMAS DE SANGUE DO TOURO ANTES DE MATÁ-LO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...