Virada do Plantio: um mutirão para plantar árvores no Cerrado


Aconteceu em Brasília no mês de setembro a Virada do Cerrado. Em eventos como este, a expectativa sempre é por dias melhores para o meio ambiente. Às vezes dá certo, às vezes, não! Felizmente, estamos falando de um exemplo que ainda reflete positivamente na educação ambiental do Distrito Federal após seu encerramento. Como consequência, os organizadores da virada não ficaram parados e já estão se preparando para realizar outras atividades socioambientais. E o próximo evento acontecerá este mês, e será um mutirão de plantio de árvores, a Virada do Plantio, marcada para o dia 21 de novembro.

A coordenadora de Mobilização Socioambiental, Cláudia Sachetto, a Virada do Cerrado não acabou. Trata-se de um programa para a educação e a mobilização socioambiental com ações programadas ao longo de um ano inteiro, culminando no próximo encontro marcado para setembro de 2016. Segundo ela, a Virada do Plantio acontecerá em várias regiões Administrativas do Distrito Federal.

Oficinas preparatórias

Na última quarta-feira, 4, aconteceram as oficinas preparatórias para ensinar o público a fazer o plantio das árvores (a expectativa do mutirão é receber um bom público para o dia 21), com a coleta de sementes. E, na quarta-feira desta semana, 11, ocorrerá uma oficina de plantio de sementes e mudas.

O plantio de mudas não é tão simples como parece. A própria coordenadora falou sobre a importância dos plantios de forma correta, pois há um alto índice de mortalidade de mudas por conta do plantio equivocado, com pessoas plantando em épocas e terrenos não propícios para cada espécie.

“Essas oficinas visam ensinar as pessoas a plantarem de forma correta“, diz Sachetto.

Convocação no Facebook

As redes sociais se transformaram em uma ferramenta fundamental para convocar a população para grandes eventos. Sejam eles sociais ou políticos.

E o Mutirão de Plantio da Virada do Cerrado criou o seu evento no Facebook com direito a todas as informações para o público que deseja participar.

Entre as informações disponíveis, as cidades que já estão na lista do mutirão são Planaltina, Itapoã, Paranoá, Santa Maria, Riacho Fundo, Sudoeste, Plano Piloto, Parkway, Cruzeiro, Lago Sul, Jardim Botânico, Lago Norte, Varjão, Gama e Brazlândia, assim como as datas e o local das oficinas.

2,9 mil pessoas foram convidadas pelos organizadores da página. E você pode participar do evento confirmando presença no Facebook ou não, basta comparecer e participar da Virada do Plantio.

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA A ÁRVORE IDEAL PARA SUA CALÇADA

PLANTAR UMA ÁRVORE PARA CADA BEBÊ QUE NASCE

Fonte foto:facebook




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...