ONU: 2015 é o Ano Internacional dos Solos


Em 2015, a ONU continuará se debruçando sobre a questão dos solos, tendo declarado, que este será o Ano Internacional dos Solos. A decisão foi apresentada na 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A Fao – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – é a encarregada de implementar o AIS 2015 como marco da Aliança Mundial pelo Solo, em colaboração com os governos e a Secretaria da Convenção das Nações Unidas da Luta contra a Desertificação.

O AIS 2015 tem como objetivo ampliar a conscientização e a compreensão da importância do solo para a segurança alimentar e para as funções essenciais dos ecossistemas terrestres.

Conheça os objetivos do Ano Internacional dos Solos

* Conquistar a plena conscientização da sociedade civil e dos responsáveis pela tomada de decisões, sobre a profunda importância do solo para a vida humana;

* Educar o público sobre o papel crucial que o solo desempenha na segurança alimentar, na adaptação e mitigação do processo de mudança climática, nas funções essenciais dos ecossistemas, na redução da pobreza e no desenvolvimento sustentável;

* Apoiar políticas e ações efetivas para o manejo sustentável e a proteção dos recursos do solo;

* Promover investimentos em atividades de manejo sustentável da terra para desenvolver e manter solos saudáveis para os diferentes usos de terra e grupos de população;

* Fortalecer iniciativas relacionadas ao processo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda pós-2015;

* Promover uma melhora rápida da capacidade de recompilação das informações sobre o solo e a supervisão em todos os níveis – mundial, regional e nacional.

Em 2014, a ONU declarou o , que se dedicou à observação e divulgação de pequenos territórios, geralmente ilhas, que são locais em desenvolvimento e que guardam grande biodiversidade. Por sua fragilidade, estariam sob constante ameaça, sobretudo de nações maiores, mais ricas e poderosas.

Este ano vamos lutar por solos saudáveis para uma vida saudável!

Leia também: Como reduzir o uso de fertilizantes nitrogenados?

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...