25 anos de latinhas de alumínio recicladas no Brasil


Para comemorar 25 anos de reciclagem de latas no Brasil, diversos artistas expuseram 15 latas de alumínio gigantes espalhadas pela cidade de São Paulo, com pinturas e desenhos que homenageiam o ato da reciclagem e a sua importância.

Nas ruas as pessoas se interessam pelas “latonas” pintadas, param, conversam, reflitem.

A produção de latas de alumínio é uma produção de altíssimo custo, econômico e ambiental. O Brasil é o país que mais produz latas, 24 bilhões ao ano, e se orgulha de que 97% destas já são originárias da reciclagem.

Segundo Katia Campos, diretora geral dos serviços de limpeza urbana do Distrito Federal, , essa liderança do nosso país em reciclagem de alumínio não se deve à consciência ambiental da população e sim, à pobreza que nossa população enfrenta diariamente. Assim, é bastante grande o número de  e, o seu elemento preferencial de coleta é a latinha de alumínio que alcança melhores preços no mercado, em comparação com garrafas pet, ao papel ou papelão.

Atualmente, menos de ¼ dos municípios brasileiros têm implantado programa de coleta seletiva efetivo. A informação é de que somente 1.000 municípios o executam e, mesmo assim, não atendem 100% dos seus domicílios. No entanto, mesmo naqueles municípios onde a coleta seletiva ainda não é realidade, os catadores recolhem grande parte do lixo reciclável, porta a porta e os sucateiros, que compram esta produção dos catadores, os transportam para os grandes centros, entrando esse material no circuito de reciclagem nacional.

Leia também: Paulínia dá exemplo na coleta e gerenciamento do lixo

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10, institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo. Criou metas importantes para a eliminação dos lixões e instituiu instrumentos de planejamento que visavam, até 2014, a obrigação de se mandar para aterros sanitários somente os rejeitos, ou seja, aquilo que não é possível ser reciclado ou transformado, como os materiais orgânicos, que deveriam ser encaminhados para a produção de composto. Porém, este horizonte ainda está distante já que não foram concretizados, em todos os municípios brasileiros, os ditames da lei.

É importante que a população separe seu lixo, pelo menos em dois recipientes – orgânicos – molhados e, recicláveis. Assim, se o seu município ainda não consegue realizar a coleta por separado, o catador poderá recolher os recicláveis (latinhas, metal, plástico, papel seco, papelão) reduzindo o que vai para o aterro.

É graças ao trabalho dos catadores brasileiros e também de alguns pequenos empresários, que o Brasil se tornou líder mundial de reciclagem, o que é um avanço muito importante para a preservação ambiental já que esta situação, objetivamente, reduz a área necessária para aterros sanitários.

E, como afirma Katia Campos, também é significativa a participação dos consórcios públicos que, juntando vários municípios, dispõe o lixo coletado em um único aterro, como é o caso de várias regiões metropolitanas, pelo país.

Mas, ainda está longe o momento de se poder considerar ampla vitória brasileira no jogo do lixo versus reciclagem. A população ainda não reconhece o valor intrínseco do lixo que produz e os danos que causa ao jogar lixo nas ruas, não separar os recicláveis, não devolver à terra a matéria orgânica na forma de composto ou até mesmo, ao não embrulhar o caco de vidro quebrado para impedir que o catador ou o gari se machuquem.

É importante dar o exemplo então, separe você o seu lixo, faça contato com os catadores que andam pelo seu bairro ou cidade, organize na sua comunidade a recolha dos recicláveis, que podem reverter em benefício financeiro aos catadores e, mais ainda, ao meio ambiente.

Leia também: 

Fonte foto: fotospublicas.com 




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...