Vinylize: os óculos feitos de discos de vinil


Reutilizar o velho vinil, arranhado e consequentemente inútil, para criar armações de óculos usando a reciclagem criativa. A idéia nasceu da Vinylize, uma start-up húngara que faz estes fantásticos óculos artesanais.

E não faltaram prêmios para este projeto. A ideia impede que o vinil acabe sua vida no lixo, coisa muito provável se considerarmos o fechamento das antigas lojas de discos com os bens que nelas se acumularam durante os anos.

O mundo da música está se voltando cada vez mais para o digital (os tempos mudam, você muda o modo de audição, infelizmente, em detrimento da qualidade). Pessoalmente nós amamos os vinis e guardamos zelosamente nossas coleções de 33 rpm. Mas nem todo mundo hoje em dia tem as ferramentas para usá-los ou estão interessados e dispostos a comprá-los nas poucas lojas remanescentes, algumas vezes a preços de relíquias.

vinis viram óculos

detalhe óculos

Algumas pessoas pensam que a virada da música para o lado digital é positivo do ponto de vista ambiental, porque pode levar a uma menor produção de materiais, como os CDs e os discos de vinil, que teriam, também estes, seus longos tempos para se decomporem.

O vinil é atualmente um material não-reciclável, e mais ainda por isso, a start-up é bem-vinda, pois reutiliza reduzindo a necessidade de recorrer à produção de novos materiais plásticos.

Vinylize está sediada em Budapeste, e usa um corte a laser especial para moldar as armações dos óculos, A idéia de fazer estes óculos realmente especiais, surgiu da descoberta de uma coleção de velhos vinis na garagem de uma casa.

Vendo as fotos, vamos combinar que são, além de ecologicamente adoráveis, muito elegantes, não é mesmo?

usando os óculos

Fonte fotos: vinilyze.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...