Moda Vegana: Vestuário Sustentável, Sem Exploração e Cruelty-Free


O Veganismo é uma conduta de vida que prima pelo respeito aos animais, promovendo ações e escolhas e contribuam para esse objetivo.

Ser Vegano vai além da alimentação e envolve outras áreas de nossa existência onde acontecem exploração e matança animal, além de fatores que estão relacionados a isso como: extinção de animais, desmatamento, poluição, aquecimento global, excesso de lixo, trabalho escravo ou mal remunerado, consumo excessivo, desperdício e esgotamento dos recursos naturais.

A boa notícia é que através do Veganismo, do Consumo Consciente e das Atitudes Sustentáveis podemos encontrar alternativas éticas, ecológicas e cruelty-free

Sendo assim, viver o Veganismo compreende a forma de se alimentar, trabalhar, vestir, morar, divertir e consumir, enfim, viver.

Dentro desse contexto, neste conteúdo serão passadas informações sobre como é a Moda Vegana e os benefícios que ela promove.

{index}

Moda Vegana

A moda é uma forma de expressão e criatividade, mas pode ser ainda mais, com uma postura justa e ética para com a vida animal, o meio ambiente e os seres humanos explorados e escravizados como mão-de-obra. Isso é possível através da Moda Vegana.  

A Moda Vegana compreende roupas, calçados, acessórios, bijuterias, cosméticos, perfumes, etc, sem o envolvimento de exploração ou morte animal, seja por meio de testes de laboratório ou emprego de matéria-prima animal.

Aderir à Moda Vegana é adotar um consumo consciente buscando adquirir produtos sustentáveis, que não causem impactos destrutivos à Natureza e nem sejam produzidos através da exploração da mão-de-obra humana.

Os prejuízos causados pela Indústria da Moda

Não são só as indústria de petróleo e gás que impactam negativamente o meio ambiente, pois, a Indústria da Moda é a segunda maior poluidora do mundo.  

Isso se deve ao uso de matérias-primas de origem animal, utilização e descarte em grande escala de insumos derivados do petróleo e a produção extensiva de algodão que causa devastação à natureza.

O que intensificou esses prejuízos foi o surgimento do fast-fashion, que é a produção em massa e acelerada de roupas por grandes redes de lojas varejistas. 

A Moda Vegana, ao contrário disso, é baseada na fabricação artesanal, com produtos atemporais (não saem de moda), em quantidades limitadas, prezando os trabalhadores com condições mais dignas, justas e humanas de trabalho.

O Mercado da Moda Vegana

Quanto mais pessoas comprarem roupas, calçados e acessórios Veganos, mais esse mercado se ampliará, além de baratear e tornar mais acessíveis os produtos.

Com mais consumidores, os fabricantes poderão ter mais espaço no mercado da moda e continuarem investindo e empregando diversos substitutivos sustentáveis como matéria-prima.

O Veganismo está crescendo

Na busca do Google, a palavra Vegano cresceu 1000% entre janeiro de 2012 e julho de 2016. Segundo o Ibope, em 2012, 8% da população brasileira se declarava vegetariana, o equivalente à 16 milhões de pessoas.

O Brasil foi o sexto país que mais lançou produtos Veganos no mercado, entre junho de 2017 e julho de 2018.  

Os benefícios e as vantagens da Moda Vegana

Consumir produtos Veganos e comprar vestuário de empresas Veganas trazem os seguintes benefícios:

  • Matéria-prima de qualidade e sustentável 
  • Bem-estar dos animais
  • Reaproveitamento e Reciclagem de diverso tipos de materiais para a confecção das roupas e acessórios de moda. 
  • Boa durabilidade e qualidade dos materiais empregados na confecção dos acessórios e peças de vestuário.

Consumo Sustentável, Ético e Consciente

A Moda Vegana também abrange atitudes sustentáveis e minimalistas que param de alimentar a engrenagem do excessivo consumismo, causador da redução dos recursos naturais e da agressão aos seres vivos e à Natureza.

Existem vários maneiras de praticar um consumo consciente, tais como:

  • Bazares de trocas de roupas e acessórios
  • Brechós 
  • Bibliotecas de roupas (uma Roupadoteca), onde pode se alugar roupas
  • Sites para Vendas de roupas usadas

Portanto, não precisa comprar coisas caras, de tendência duvidosa, de empresas que se aproveitam desse nicho de mercado em franco crescimento, para lucrarem sem um verdadeiro interesse ambiental por trás. Trocar, comprar usado, reutilizar e reciclar peças custa menos. 

A Moda reflete nossa Consciência

Mais que projetar uma imagem e aparência, a Moda reflete nossa Consciência.

Optar pela Moda Vegana é adotar um consumo consciente. Comprar vestuários de empresas Veganas é incentivar a Moda Green, prezando pela Natureza e pela Vida de todos os Seres.  

Talvez te interesse ler também:

PORQUE EM SETEMBRO (E NÃO APENAS) VOCÊ NÃO DEVE COMPRAR ROUPAS NOVAS

BANANATEX: DA BANANEIRA O MATERIAL REVOLUCIONÁRIO QUE DARÁ ADEUS AO PLÁSTICO

A MAQUIAGEM VEGANA ESTÁ EM ALTA. DESCUBRA TUDO SOBRE ELA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...