Campanha chocante mostra a crueldade por trás de artigos de luxo


Pouquíssimas pessoas sabem que por trás daquela luxuosa bolsa, carteira, pulseira de relógio, jaqueta de couro e outros artigos de luxo feitos de pele animal, se esconde uma crueldade chocante.

Alguns animais são inclusive esfolados vivos durante a fabricação destes artigos. Nós falamos aqui sobre a Hèrmes Horror, a famosa e caríssima marca de alto luxo que cria animais (cobras e crocodilos) para o fim de usar suas peles e camuflar a proibição de explorar animais exóticos para tais fins cruéis. Naquele caso também atuou a PETA (People for the ethical treatment of animals), a organização que preza pela ética na dominação do homem sobre o animal.

Desta vez a PETA decidiu lançar uma campanha para chocar o consumidor com ilustrações super realistas e que mostram a verdade escondida atrás desse luxo todo, cruel e desnecessário.

Muita gente, por ignorância ou sei lá porquê, não gosta de cobras, de lagartos, crocodilos, jacarés e até acham normal que os animais sirvam para serem transformados em cintos e bolsas. Mas aqui estamos falando de uma crueldade absurda e que talvez o consumidor seja contra e sem saber, paga, além do mais muito caro, e acaba contribuindo para a continuidade de tais práticas.

Crocodilos na Tailândia, a maior indústria de criação de crocodilos do mundo, são criados nas piores das condições: amontoados em tanques pútridos antes de serem submetidos aos piores métodos de abate. Costuma-se retirar suas espinhas para que o animal fique paralisado.

Uma bolsa média exige o abate não de um, mas de quatro crocodilos!!!

As serpentes não sofrem menos. Todos os anos, pelo menos 440.000 pítons são capturados nas selvas do sudeste da Ásia. Algumas são penduradas, decapitadas e depois esfoladas. Algumas têm suas mandíbulas abertas forçadamente para depois uma mangueira ser inserida na cavidade e jorrar água para que a pele seja retirada mais facilmente. Depois, a pele vem a ser arrancada do corpo dos animais, muitas vezes enquanto eles ainda estão vivos.

campanha peta couro 1

campanha peta couro 2

campanha peta couro 3

campanha peta couro 4

campanha peta couro 5

campanha peta couro 6

Um horror tamanho que nós decidimos não mostrar as fotos piores por falta de estômago, mas elas podem ser vistas aqui no site da PETA.

Vamos deixar claro porém que estamos falando de artigos de luxo, feitos de peles exóticas, especiais, de animais realmente lindos e que não merecem tal desrespeito.

Quanto ao comércio geral do couro, geralmente os artigos são feitos de couro de animal abatido pela indústria da carne, o que na verdade não diminui o seu sofrimento, mas existem diferenças entre países e hoje, em um mundo globalizadamente Made in China, fica impossível saber sobre a procedência do material usado. Índia e China são países onde as leis de bem-estar animal são inexistentes ou não são aplicadas.

O couro sintético continua sendo a melhor opção para quem defende um mundo 100% cruelty free.

Você pode desempenhar um papel importante aliviando o sofrimento animal compartilhando com teus amigos estas informações e, nunca mais usando ou comprando artigos de peles exóticas.

Talvez te interesse ler também:

MODA GREEN: ADOTE AÇÕES DE CONSUMO CONSCIENTE

“THE TRUE COST”: O DOCUMENTÁRIO QUE REVELA O LADO NEGRO DA MODA LOW COST




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...