Joias com cinzas para lembrar dos falecidos


Levar consigo os falecidos entes queridos. E não apenas com os sentimentos, e sim dentro de joias.

A artista californiana Merry Coor desde 2000 produz pingentes especiais em forma de esferas feitas de vidro. Mas tudo mudou no ano passado, quando um jovem casal pediu para incorporar as cinzas de um amigo querido, que tinha morrido precocemente, dentro de uma de suas esferas. O resultado? Uma joia com as cinzas, feita para servir de recordação e homenagem.

A artista faz cada um desses pingentes de forma personalizada, criando-os um por um, no seu estúdio em Eureka, Califórnia. Os custos são variados e dependem também da presença ou não das correntinhas que carregam os pingentes.

Fazendo o pingente com cinzas

Merry explica que quem quiser ter uma de suas jóias para colocar as cinzas de seus falecidos queridos, deve lhe enviar um envelope pré-pago onde ela mesma responderá enviando as instruções e um pequeno recipiente para que a pessoa coloque as cinzas: “Envie-me cerca de ½ colher de chá de cinzas para cada esfera e uma foto ou carta contando a história da pessoa morta.”

Uma vez concluída esta passagem, a jóia será recebida dentro de 4 semanas, juntamente com todo o material enviado anteriormente.

“Eu faço esses lindos pingentes à mão, um de cada vez”, usando vidro prateado. Este último é fundido e trabalhado de modo a formar uma esfera. As cinzas são incorporadas em seu interior, com um design em espiral também na arte inferior, depois são seladas na camada de vidro transparente.

“As cores são etéreas, como as de um planeta, o universo ou o céu infinito. Cada peça é um presente original e duradouro, assim como as memórias da pessoa amada”.

Colares com pingente de cinzas

Cada país, no entanto, tem leis diferentes sobre o envio de cinzas, como aponta a própria artista, que pede para que todos confiram as regras de seus países, antes de enviar os envelopes.

Esta é mais uma idéia, além de outras iniciativas originais para “dar vida” aos mortos, como são as urnas biodegradáveis; as cápsulas Mundi, um recipiente no qual o corpo é colocado em posição fetal para então ser plantado juntamente com as sementes de uma árvore, ou ainda a Poetree, que, embora de uma forma diferente, garante que a partir de nossas cinzas, possa nascer nascer uma árvore.

Detalhe pingente de cinzas

Gostou da ideia? Você usaria um pingente deste?

Leia também: Na Índia, 111 árvores para cada menina que nasce

Fonte fotos: Etsy




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...