Vida longa ao jeans! 16 dicas para fazer o jeans durar mais


Comprou um jeans caro ou tem uma calça jeans que você quer que dure para sempre? Ou simplesmente não quer ficar comprando um produto que muitas vezes danifica o ambiente em seu processo de fabricação?

Lavando bem o jeans ele pode parecer sempre novo. Existem vários truques para aumentar a vida útil do seu jeans amado.

Dá uma olhada:

Lave com menos frequência

Lavar menos aumenta a vida útil da peça. Se a roupa jeans não estiver visivelmente suja ou manchada, você não precisa lavá-la na máquina depois de tê-la usado só uma vez.

Você pode tranquilamente lavá-lo a cada quatro ou cinco usadas. Se ocorrer de sujar apenas uma parte da peça, por exemplo, se cair óleo ou sorvete, limpe apenas a parte que sujou.

Lavar menos também significa poluir menos.

Leia mais:

Remova a sujeira individualmente

Ao invés de por na máquina de lavar roupa e desgastar cada vez mais o tecido, se a sujeira for em um determinado ponto e não na roupa inteira, retire as manchas à mão ensaboando, deixando de molho e esfregando delicadamente no lugar específico.

Retire as manchas delicadamente

Ao remover a sujeira individualmente como na dica acima, não use escovas ou outros materiais agressivos pois podem desbotar ou danificar a área manchada.

Proceda da seguinte forma: deixe a área manchada de molho na água com sabão neutro por alguns minutos, esfregue delicadamente e enxágue. Se a mancha for de óleo experimente colocar água quente e detergente neutro de lavar louça.

Leia as etiquetas

As etiquetas das roupas, incluindo as dos jeans, fornecem informações importantes e conselhos gerais para o cuidado e a lavagem das roupas. Um tipo particular de jeans pode necessitar de um tratamento específico. Jeans com decorações podem precisar de limpeza a seco. Antes da primeira lavagem, leia sempre a etiqueta.

Tente lavar à mão

A maioria das pessoas não tem tempo para lavar roupa à mão. Mas, talvez, lavar à mão um par de jeans de vez em quando não é uma tarefa impossível. Você poderia dedicar a sua atenção especialmente para os jeans mais delicados ou caros, por exemplo, tratar as manchas previamente com sabão doméstico e deixando o jeans de molho em uma bacia com água morna.

Não sobrecarregue a máquina de lavar roupas

A máquina de lavar roupas ainda é o método mais comum de lavagem de jeans. É muito importante não sobrecarregá-la porque o atrito excessivo entre as roupas podem estragá-las.

Numa maquinada não coloque mais do que quatro pares de calças jeans. Isso ajudará a evitar atrito indesejado sobre o tecido do denim. Mas ao mesmo tempo use a máquina com a carga recomendada, colocar menos roupas do que ela suporta, desperdiça água e energia.

Lave com água fria

À mão ou à máquina a recomendação é de lavar o jeans em água fria pois o calor danifica as fibras do tecido e água ajuda a manter a coloração.

Lave o jeans no avesso

O jeans deve ser colocado no avesso antes de inseri-los na máquina de lavar. Parece bobagem, mas isso permite que a parte visível do jeans não fique com aparência do atrito feito durante a lavagem. E lembre-se de retirar os objetos dos bolsos, de modo a proteger a máquina de lavar e todo o ciclo de lavagem.

Coloque a máquina para funcionar corretamente

Escolha bem o ciclo de lavagem para o jeans, lendo as intruções da máquina e da etiqueta da peça. Isso pode evitar que o jeans encolha ou estrague com uma temperatura errada da água ou rotação excessiva da máquina.

Sal e vinagre ajudam a manter a cor

Se o seu jeans for de cor escura, o ideal é lavá-lo o quanto menos para manter a sua cor original.

Além disso, coloque-o na máquina com outras peças de cor escura e escolha um tempo de lavagem menor, pois quanto maior o tempo de exposição da peça na água, maiores são as chances da peça perder a cor.

O sal é um ingrediente conhecido por manter a cor das peças escutas. Coloque 3 colheres de sopa de sal em uma máquina de 6Kg.

Se lavar à mão, use 1 colher de sopa de sal aproximadamente em uma bacia de 2 litros.

Vinagre faz o mesmo efeito: na máquina, use 200 ml de vinagre de vinho branco para máquina de 6kg, ou meio copo em uma bacia de 3 litros para lavagem à mão.

Jeans de cores claras

Essa dica vale para toda e qualquer lavagem de roupa. Use cores parecidas, claras ou escuras em uma lavagem. Ao misturar as cores o perigo de desbotar umas e manchas outras é grande.

Atenção também ao sabão usado

Qual sabão usar? Quanto mais natural e livre de ativos químicos, melhor. Alguns sabões podem lavar “demais” e acabar por danificar e desbotar as peças jeans. Atenção também à quantidade usada.

Centrífuga

A centrífuga ajuda a extrair o impregnado de água da peça. Para certificar-se de que o jeans que você está particularmente preocupado não se estrague, é melhor manter a velocidade da centrífuga em um nível médio. Verifique a etiqueta do jeans pois muitas aconselham a não usar a centrifuga.

Como estender o jeans

Tente estender bem o jeans para evitar a formação de rugas e ter que passar depois. Se for estender o jeans ao sol, coloque-os no avesso, como durante a lavagem, para evitar que se estrague ou mude de cor mas o ideal é secá-los à sombra.

Secadoras

A recomendação é não usar secadora por questão inclusive de economia de energia elétrica. Mas se você tem uma secadora em casa, chove e você precisa da peça, use a secadora para secar o seu jeans com algumas precauções. Melhor preferir, por segurança, um modo de secagem delicada. Verifique as instruções da secadora assim como as da máquina de lavar para escolher o ciclo de de secagem correta para o jeans e qualquer outro item de vestuário.

Como dobrar o jeans

A melhor forma de guardá-los na gaveta é dobrando os jeans em rolinhos. Assim eles não ficam com vincos e marcas e você não precisa passá-los à ferro.

Talvez te interesse ler também: 

10 coisas que é melhor não colocar na máquina de lavar roupas

Zoo Jeans: quando o efeito “used” do denim é feito com tigres e leões

O jeans e a reciclagem – calças Levi’s de redes de pesca descartadas

Cuidado com os jeans apertados! Eles podem danificar a circulação e os nervos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...