A esponja de lavar louças é o objeto mais sujo da cozinha?


A esponja para lavar louças é, provavelmente, um dos objetos mais sujos e cheios de bactérias presentes em nossas cozinhas. É provável que seja também um dos objetos mais contaminados por germes em toda a casa.

Assim disse o Dr. Philip Trieno, cientista do Departamento de Microbiologia e Patologia da NYU Langone e autor do livro “The secret life of germs“. Na sua opinião, as pessoas costumam apenas enxaguar as esponjas de lavar louça, o que não as desinfetam.

Quando se removem os restos de alimentos dos pratos sujos, das tábuas de cortar, das panelas, etc, de acordo com o especialista, quaisquer patógenos podem permanecer na esponja molhada. A esponja geralmente é deixada molhada em cima da pia até a sua próxima utilização. Aqui, as bactérias são capazes de se multiplicar em uma velocidade surpreendente, até uma vez a cada 20 minutos.

De acordo com o especialista, a fim de evitar infecções, como a E. coli, deve-se fazer a limpeza com cuidado tanto da esponja para pratos, que das tábuas de corte. “O sabão e água não matam os germes”, – disse o especialista, acrescentando que, lavar a louça com uma esponja suja, realmente não é limpá-la, mas enriquecê-la de germes.

Ele também enfatizou que o cheiro ruim da esponja indica a presença de germes e sugere o uso da água sanitária para desinfetá-la, mas a água sanitária não deve ser reutilizada e aqui surge então um problema ambiental, uma vez que se trata de um produto poluente, além de ser potencialmente perigoso para a saúde. A alternativa ecológica para a limpeza das esponjas é usar água oxigenada, misturando uma parte de água oxigenada com uma de água, deixando a esponja de molho por no mínimo 15 minutos.

Será que realmente precisamos ter medo dos germes da esponja de lavar louças? Provavelmente não, mas deixar a esponja cheirando ruim também não dá! Antes de ter que jogar fora a esponja por conta do cheiro ruim, não custa nada higienizá-la com água oxigenada, não é verdade?

Talvez te interesse ler também:

Não jogue fora: veja o que fazer com a esponja de lavar louça

FUNCIONA! Celular molhou, o que fazer? Coloca no arroz!

Tábua de cortar alimentos: qual escolher para comprar, dicas de uso e higienização




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...