Cúrcuma: melhora a função da barreira da pele, bem como a sua hidratação


O uso da cúrcuma (açafrão-da-terra) vem sendo muito estudado nos últimos tempos, não só pelas propriedades funcionais, benéficas para o organismo, mas também como um aliado para o tratamento da pele. Porém, se a cúrcuma sozinha já faz um bem danado, aliado com outras ervas então, potencializa ainda mais seus benefícios, principalmente no que diz respeito à hidratação da pele. Veja o que diz o estudo.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Medicinal Food, suplementos de ervas que contêm cúrcuma (açafrão-da-terra, Curcuma longa), fortalecem a barreira da pele, bem como a sua aparência, devido ao poder de hidratação que ela promove, quando comparado aos que contêm apenas o açafrão comum.

O estudo em questão, realizado por uma equipe da Universidade da Califórnia, feita com 30 indivíduos saudáveis, consistiu em dividi-los em três grupos, nos quais eles ingeriram placebo, açafrão e suplementos de ervas contendo cúrcuma, duas vezes ao dia, durante quatro semanas.

A equipe de pesquisa mediu o sebo facial e a perda de água transepidérmica nos participantes, no início e no final do estudo. A conclusão obtida foi a de que suplementos de ervas com cúrcuma diminui substancialmente a perda de água epidérmica, ou seja, mantêm a hidratação natural da pele.

A notícia também foi publicada no site Science.news, finalizando que nenhum dos suplementos apresentou efeitos colaterais, no entanto, o suplemento de ervas contendo cúrcuma (açafrão-da-terra), pode ser utilizado para melhorar a função da barreira da pele, bem como a sua hidratação.

Benefícios da cúrcuma para a pele

A combinação da cúrcuma (açafrão-da-terra) com outras plantas promove diversos benefícios para a saúde da pele. O site Natural News, que também veiculou a notícia desse estudo da cúrcuma aliada a outras ervas, destacou esses benefícios, bem como sugeriu algumas formas de utilizá-la na pele:

  • Reduz a acne – A cúrcuma tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a reduzir a acne. Para potencializar ainda mais esses benefícios no tratamento da acne, a sugestão é misturar ¼ de colher de chá de cúrcuma em pó com uma colher de sopa de mel, ½ colher de chá de sândalo em pó, uma gota de óleo essencial de chá verde e óleo essencial de lavanda.
  • Clareia a pele – A curcumina, substância presente na cúrcuma, ajuda a regular a produção de melanina, que dá a pigmentação da pele e, quando produzida em excesso, causa manchas em tons mais escuros. Para clarear essas manchas, misture ¼ de colher de chá de cúrcuma em pó com uma colher de sopa de limão e uma gota de óleo essencial de sândalo e de olíbano. Essa mistura deve ser aplicada na pele à noite para não manchá-la ainda mais (porque óleo e sol mancham a pele).
  • Esfoliante de cúrcuma – Além de ser suave para esfoliar a pele, a cúrcuma possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e anti-envelhecimento. Misture ¼ de colher de sopa de cúrcuma em pó com uma colher de sopa de farinha de aveia em pó e uma gota de óleo essencial de ylang-ylang.
  • Acelera a cicatrização e regeneração da pele – Quem sofre com espinhas, dermatite, eczemas, psoríase e cicatrizes causadas pela acne, poderão se beneficiar dessa sugestão. Misture ½ colher de chá de cúrcuma em pó com 3 colheres e creme de karité crua e 3 gotas de óleo essencial de lavanda, camomila e melaleuca.

Com todos esses benefícios, não é a toa que a cúrcuma (açafrão-da-terra) é utilizada há milhares de anos na Índia e na Indonésia, não só na culinária, mas também como medicamento e cosmético.

Por aqui também é cada vez mais comum o uso da cúrcuma, tanto na culinária, como condimento, e agora na estética, como um excelente ingrediente na preparação de cosméticos naturais de beleza.

Talvez te interesse ler também:

CÚRCUMA: COMO CLAREAR OS CABELOS NATURALMENTE

MÁSCARA PARA O ROSTO COM CÚRCUMA: 10 RECEITAS PARA UMA PELE LIMPA E ESPLENDENTE

10 IDEIAS PARA INSERIR A CÚRCUMA NO TEU DIA A DIA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...