Lenços umedecidos: perigo para o ambiente e para a saúde


Caíram no gosto do freguês: lenços umedecidos são práticos, têm um cheirinho agradável, servem para lavar as mãos, o rosto, as partes íntimas quando estamos fora de casa e nem custam tão caro. Dizem até que podem ser descartados na privada, que são hipoalergênicos e por aí vai. Mas será que são mesmo assim…tão bons?

Problemas ambientais

Um vídeo da UOL busca esclarecer sobre os lenços umedecidos.

Nas embalagens do produto é informado que eles podem ser descartados no vaso sanitário, mas isso tem provocado várias problemas em redes de esgoto. Os lenços não se desintegram e acabam se amalgamando na gordura dos alimentos, criando um verdadeiro bloco que transita pelas redes de esgoto.

Sem falar dos ingredientes neles contidos…seriam mesmo inócuos ao meio ambiente?

Problemas para a saúde

Os lenços umedecidos são muito práticos também para auxiliar na limpeza do bebê. Mas será que eles apresentam riscos à saúde, por melhores que sejam?

Sobre esta questão, pesquisadores da University of Connecticut School of Medicine descobriram que a causa de reações alérgicas em bebês pode estar relacionada ao uso de lenços umedecidos devido ao elemento metilisotiazolinona, muito usado pela indústria de cosméticos. Segundo o professor Robin Gehris, chefe de departamento pediátrico da University of Pittsburgh Medical Center, os pais têm dificuldade em acreditar que um produto que se diz hipoalérgico possa causar problemas de alergia.

Os pais sempre querem o melhor para os seus filhos e, por isso, cercam-nos de cuidados. Hoje em dia, há tantas opções de produtos de higiene pessoal que ficamos na dúvida sobre se todos eles realmente fazem bem à saúde. No caso dos produtos específicos para os bebês, como os lenços umedecidos, a preocupação é ainda maior, já que os pequenos são muito frágeis.

O que fazer?

Em casa, nos bebês, opte por um lenço normal umedecido com água, para evitar o contato da criança pequena com o conservante metilisotiazolinona.

Adultos também podem tranquilamente deixar de usar estes lenços para limparem a pele, retirarem maquiagem, simplesmente lavando o rosto, as mãos, etc.

Evite o uso destes produtos também fora de casa, apesar da comodidade. Mas caso precise absolutamente usá-los, não jogue os lenços umedecidos no vaso sanitário, pois as consequências são danosas.

Especialmente indicado a você:

PESQUISADORES ALERTAM PARA OS PERIGOS DO LENÇO UMEDECIDO PARA BEBÊS

MENOS MAQUIAGEM, MENOS CREME, MENOS COSMÉTICOS ÀS NOSSAS CRIANÇAS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...