Bill Gates bebe água potável derivada de excremento humano


Transformar o “cocô” em água potável humana? Não só possível como é incrivelmente bom…Assim assegurou o milionário Bill Gates, que bebeu com gosto a água filtrada do OmniProcessor, um dispositivo que poderia levar água potável para milhões de pessoas e ajudar a resolver o problema da transmissão de doenças advindas das fontes de água contaminadas.

Projetado e construído pela empresa de engenharia Janicki Bioenergy, o OmniProcessor transforma dejetos humanos em eletricidade e água através da utilização de um motor a vapor. É capaz de trabalhar com 14 toneladas de resíduos provenientes de 100.000 pessoas, produzindo até 86 mil litros de água potável por dia e 250 kW de eletricidade.

“A água que experimentei é tão boa quanto a água comprada de garrafa. E depois de estudar os processos de engenharia por trás dela, eu ficaria feliz em bebê-la todos os dias. É realmente segura”, escreveu Bill Gates em seu blog, depois de ter visto montes de fezes subirem na esteira rolante, caírem em um recipiente grande para, em seguida, aparecer em poucos minutos, um copo de água potável.

O alcance da aplicação do procedimento é fácil de imaginar, especialmente se você considerar que 2,5 bilhões de pessoas – 40% da população mundial – não tem acesso ao saneamento básico seguro, e 1,5 milhão de crianças morrem a cada ano por causa da água e dos alimentos contaminados.

Por isso uma máquina de tratamento de esgoto a baixo custo poderia ser revolucionária. OmniProcessor custa 1,5 milhão de dólares e será lançado em uma planta piloto em Dakar, Senegal, no final deste ano.

Sucesso!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...