Como plantar e cuidar da Capuchinha? Veja também os seus benefícios


Capuchinha é uma das mais famosas e mais saborosas plantas comestíveis que existe, isso mesmo, saborosas! Ela pertence à família das Tropaeolaceae e tem ganhado cada vez mais fama e procura devido à sua beleza única, tanto das suas folhas como das suas flores.

Para além de ter umas folhas e umas flores maravilhosas, também possui um sabor único! Fique sabendo que é uma das plantas comestíveis mais procurada em todo o mundo. A capuchinha tem sido utilizada por todo o mundo como planta ornamental, mas ela possui propriedades noutros campos bem interessantes, tal como na medicina, no uso de banhos e de chás.

Se você quer aprender a como plantar e cuidar da planta capuchinha está no site certo pois vamos dar todo o passo a passo desde o seu plantio até aos cuidados a ter com ela durante todo o processo.

Benefícios da Capuchinha

A capuchinha é a Tropaeolum majus, também chamada pelos nomes populares de capuchinho, cinco-chagas, flor-de-chagas, bico-de-papagaio, nastúrcio, mastruço-do-peru, mastruço, entre outros. Todas as partes da planta são comestíveis.

A capuchinha contém um óleo essencial ao qual é atribuído efeito antibiótico. As folhas são ricas em Vitamina C, ácidos graxos, antioxidantes, sais minerais, entre outros nutrientes (frutose, glicose).

Portanto, a capuchinha tem uso medicinal popularmente reconhecido como coadjuvante nos tratamentos de:

  • infecções das vias urinárias,
  • nefrite
  • no tratamento de hematomas
  • por possuir ação diurética,
  • digestiva e purgativa
  • depurativa (detox)
  • expectorante
  • antibiótica e antisséptica, entre outros

Para consumir esta planta, pode-se usar cruas flores e folhas em receitas ou sucos.

As vagens com sementes também são comestíveis em conserva (picles). Folhas e sementes podem ser usadas como condimento. As flores enfeitam e dão um toque de gourmet aos pratos.

Além do uso culinário, pode-se fazer um chá desta planta, usando as folhas picadas (umas 3 colheres de sopa para cada litro d’água). Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e deixe as folhas abafarem por 5 minutos e beba morno.

Mas atenção, como toda planta, a capuchinha pode dar efeito colateral se consumida em excesso, baixando a pressão sanguínea e causando irritação gástrica. Não é indicado o consumo desta planta em pessoas que tenham gastrite, hipotireoidismo, insuficiência renal ou cardíaca, gestantes ou lactantes. E, em quaisquer casos em que a pessoa esteja tomando regularmente qualquer medicamento, é importante consultar um médico antes de consumir a capuchinha para fins medicinais.

Como Plantar Capuchinha

Existem duas maneiras muito simples de plantar capuchinha: através de sementes (a mais comum) e através de outras mudas.

Vamos ensinar a plantar através de sementes, uma vez que é a maneira mais comum e mais procurada, mas caso queira plantar através de uma muda, basta seguir o tutorial abaixo até chegar a essa parte.

Passo 1 – Comprar as sementes e arranjar os materiais

O primeiro passo para começar a plantar a capuchinha é arranjar as suas sementes ou a sua muda.

Caso viva em apartamento recomendamos que compre mesmo uma muda, isto porque o desenvolvimento das sementes pode ser muito lento em ambientes fechados e com pouco sol.

Você pode começar por comprar todos os materiais necessários numa loja de plantas, mas caso tenha alguns deles em casa melhor ainda!

Materiais necessários:

  • Sementes ou mudas
  • Substrato orgânico
  • Um vaso / Terreno apropriado

É importante referir que você pode utilizar terra simples, apenas tenha a atenção de escolher uma terra bem limpa e filtrada, sem grandes raízes ou algo que possa comprometer o desenvolvimento da planta.

Passo 2 – Plantar as mudas / sementes

Comece por colocar o vaso praticamente cheio de substrato orgânico e espalhe as sementes uniformemente por cima da terra até cobrir quase todo o vaso.

Se quiser plantar num pequeno terreno faça igual, arranje o terreno, coloque a terra bem fofa e após isso deite as sementes e cubra também com 1 a 2 cm de terra.

Cobrir com uma camada pequena de terra, cerca de 1 a 2 cm de terra é o suficiente, por cima das sementes.

Caso esteja lidando com uma muda é importante escolher um vaso grande.

Caso esteja lidando com sementes pode utilizar um vaso pequeno e depois fazer a muda para um vaso maior.

Passo 3 – Esperar o seu crescimento

Agora você tem de esperar que a planta se desenvolva e ir cuidado dela com muito cuidado.

Tem de ter atenção a vários fatores como a rega, o clima e também à colheita.

Vamos enumerar todos os cuidados a ter com a planta de modo a que ela se desenvolva corretamente.

Cuidados a ter com a Capuchinha

Você deve saber que não basta plantar/semear uma planta e esperar ela crescer, uma planta envolve cuidados, caso contrário pode acabar por secar.

Vamos enumerar os diferentes aspetos a que você deve ter em atenção após o plantio, tais como:

  • Clima
  • Temperatura
  • Rega
  • Colheita

Vamos começar com o clima.

Clima: a capuchinha gosta de um clima ameno. Esta planta suporta diferentes temperaturas sem grandes dificuldades, mas não gosta de temperaturas muito baixas.

A sua facilidade em suportar as diferentes temperaturas permite que seja cultivada durante todo o ano em diferentes pontos do Brasil.

Lembre-se: temperaturas amenas e nunca muito baixas, caso contrário a planta não vai se desenvolver corretamente.

Temperatura: a temperatura está diretamente relacionada com o clima, mas mesmo assim vamos falar dela pois existem pessoas que querem cultivar a planta dentro do seu apartamento.

Tente manter a planta pelo menos acima dos 10ºC, nunca abaixo disso.

Rega: o solo deve ser mantido sempre úmido, mas nunca encharcado.

É importante escolher um solo bem drenado e um vaso com um buraco no fundo, assim a água nunca vai se acumular.

Tente não regar todos os dias, desde que o solo esteja úmido, a capuchinha vai se desenvolver corretamente.

Colheita: agora que tivemos todo este trabalho de plantar a capuchinha, é hora de falar da sua colheita! Normalmente a colheita é feita 45 dias após o seu plantio, mas esse período pode se estender até aos 100 dias. Esse período de espera pela colheita vai variar de acordo com o desenvolvimento da planta e das condições a que ela for plantada. Você facilmente se apercebe que ela está pronta a colher, basta ter em atenção se as suas folhas estão totalmente desenvolvidas e se a flor já está com uma cor forte/firme e bem aberta.

Conclusão

Aprender a como plantar e a como cuidar da capuchinha é relativamente fácil, você apenas precisa ter um pouco de amor e carinho pela planta que ela vai se desenvolver em menos de 2 meses. Caso você vá plantar a planta num apartamento nunca se esqueça de colocar ela ao sol, a planta necessita de sol para se desenvolver corretamente, por isso não mantenha ela num local escuro e sem exposição solar.

Lembre-se que pode utilizar esta fabulosa planta em vários pratos, tal como em saladas em conjunto do manjericão, uma planta que também é comestível. Agora basta plantar, cuidar, colher e comer!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...