Como plantar melancia e mini-melancia em terra e em vaso


A melancia, Citrullus lanatus, é uma fruta deliciosa, de verão, medicinal, agradável, boa para sucos, geleias ou comer in natura. Mas, quando a gente pensa em cultivar a melancia em casa vem o susto do peso, não é? Mas, você sabia que dá para cultivar a mini-melancia até suspensa?

Bem, vamos lá detalhar os passos para cultivar melancia, de qualquer tipo.

1. Escolha o local de acordo com a variedade de melancia que irá cultivar

Cada pé ou muda de melancia vai precisar de uns 2 m² de área livre, para espalhar sua folhagem e deixar brotar seus frutos. Dependendo da variedade que você escolher, poderá ter frutos desde 1 até 35 kg portanto, escolha bem, certo? O local para o seu melancial tem de ter o tal “espaço livre”, terra orgânica bem adubada, água com fartura e sol direto durante 6 horas por dia,pelo menos.

2. Semeie as sementes escolhidas, em copinhos individuais preenchidos com composto orgânico bem curtido e úmido

A melhor época para semear é no final do inverno para colher melancias durante o verão.

A semente de melancia vai germinar em temperatura média de 21º C portanto, caso sua região seja meio fria, faça a sementeira em local protegido de ventos, geadas e frios extremos (até pode ser feito na janela da cozinha, que pega aquele sol gostoso).

Mantenha o substrato umedecido, sem encharcamento, regando a cada 2 dias ou quando o solo estiver seco. As sementes devem germinar em duas semanas, mais ou menos e, em seguida, terão de ser transplantadas para o local definitivo (em covas de 50 cm de diâmetro por 50 cm de profundidade).

3. Dependendo do cultivar que você semeou, a colheita será feita entre os 90 e os 120 dias após a sementeira

Alguns cuidados básicos com seu pé de melancia:

Solo bom para melancia

Melancia não gosta de solo pobre, onde se acumule água – o solo pode ser arenoso desde que seja bem adubado, ou pode ser argiloso desde que não fique empapado.

E também é necessário que tenha uma profundidade mínima de 30 cm livre de pedras ou superfícies limitadoras e rico em nutrientes – é por esse espaço que as raízes buscarão seu alimento.

Adubar a melancia

Um bom adubo para melancia é feito com cinzas de madeira (não serve carvão), restos de aparas de gramas (material vegetal picado fino) e um condicionador de solo que vai ajudar na absorção dos nutrientes.

Para cada m² de canteiro você deverá usar 300 grama da mistura com 100 grama do condicionador e reforçar a adubação antes do começo da floração.

Como condicionador de solo você pode usar torta de mamona, húmus de minhoca e composto bem curtido mas, tenha o cuidado de incorporar o adubo ao solo – não basta deixá-lo na superfície.

E se aparecerem fungos, lagartas e grilos?

As plantações de melancias são preferidas de alguns tipos de fungos, lagartas, brocas ou grilos e, para cada uma dessas “pragas”, você usará uma alternativa de tratamento – para controlar os fungos, espalhe bastante cinza de madeira sobre a terra, para as lagartas e brocas, procure formas de controle biológico e, os grilos você espanta com pulverização de óleo de Nim.

E as mini-melancias, como fazer?

mini melancia

Fonte foto

Basicamente, para se cultivar mini-melancias, você deverá seguir os mesmos passos que indiquei acima, para todo tipo de melancia. Mas, claro que se você quiser ter seu melancial de mini-melancias pendurado no muro, que nem chuchu, também pode, desde que você dê um jeito de apoiar cada fruto que nascer para que não arrebente seu caule. Isso não é difícil, se chama “ensacar os frutos” e tem um outro monte de dica boa aqui nesse manual de cultivo de mini-melancia.

E, claro, melancia dá em vaso

melancia em vaso

Fonte foto

Sim, você poderá ter um pé de melancia em um vaso, na varanda ou no jardim, desde que dê à planta tudo o que ela precisa: terra rica e bem drenada, água com fartura e sem excesso, estrutura que permita a rama, parte verde, ter a insolação suficiente, adubação frequente (em vaso é preciso adubar bem mais do que na terra livre) e, apoio para os frutos em crescimento.

Especialmente indicado para você:

TODOS OS BENEFÍCIOS DA AMADA MELANCIA

DA MELANCIA NADA SE JOGA, TUDO SE CONSOME

SUCO DE MELANCIA: DETOX E REFRESCANTE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. ANDERSON FURLAN
    Publicado em 04/04/2021 às 11:23 am [+]

    Adorei saber que nasce melancia em vaso.


  2. Daia Florios
    Publicado em 07/04/2021 às 12:09 pm [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...