Medronheiro no Brasil, você pode plantar! Veja como


O medronheiro, Arbutus unedo, é uma pequena arvoreta de origem mediterrânica, muito bonita, vistosa e que dá frutos muito gostosos. Mas, não são só gostosos, também são medicinais.

Aqui vou contar para vocês como se faz para ter um medronheiro no quintal. Sim, é preciso um certo cuidado já que esta planta não está habituada ao nosso clima brasileiro – muita umidade e calor, pouco frio no inverno – mas, nada que possa impedir você de ter a sua árvore de medronho. E flores belas que demoram um ano para amadurecer, atraem abelhas e outros polinizadores. E frutos com os quais você poderá fazer compotas, chás e licores muito apreciados.

As flores do medronho, como já disse, demoram um ano até gerar o fruto – e vão de outono a outono, penduradas na árvore, primeiro rosadas depois, dando origem ao medronho, que varia de amarelo ao vermelho-escuro. Os frutos estarão amadurecidos no final do outono, prontos para serem colhidos e usados de múltiplas maneiras.

medronheiro 2

Como plantar medonheiro

Medronheiro é planta de pleno sol, clima ameno, com estações bem definidas, solo úmido sem encharcamento.

No Brasil você deverá plantar seu medronho no local mais fresco e ventilado do seu jardim. Não requer podas. A fertilidade do solo deve ser preservada com composto orgânico, farinha de ossos e cinzas. Antes de transplantar sua muda de medronho para o local definitivo, vale fazer uma calagem no solo. O medronheiro vai melhor em terrenos pedregosos, calcários, de boa drenagem e elevada taxa de evaporação – terrenos inclinados também são bastante propícios.

É uma planta muito ornamental que, durante todo o outono apresentará flores brancas, frutos vermelhos e folhas bem verdes, brilhantes.

A melhor maneira de se propagar o medronheiro é preparando mudas através de sementes. Durante a formação da muda você deverá se armar de paciência pois, esta requer cuidados especiais até que possa ser transplantada ao seu local definitivo no jardim, e este processo demora até 15 meses.

As sementes do medronho, na caixa viveiro, deverão estar protegidas de sol direto, calor excessivo, acúmulo de água – regue todos os dias, com cuidado.

Após os 15 meses, você deverá ter uma muda de 30 a 50cm de altura que poderá transplantar para o local definitivo, em uma cova onde caiba todo o sistema radicular. Proteja a muda com estacas, ou bambus, até que está se firme, no solo.

Veja esta vídeo abaixo:

Por ser uma planta europeia, que atravessa invernos bastante frios, é necessário “dar um gelo” nas sementes para que estas consigam brotar. Você deverá deixar as sementes de medronho (que comprou ou que tirou de um fruto escolhido) em um pacotinho fechado, por 12 semanas, na geladeira, em local que atinja temperaturas negativas sem congelamento.

Depois desse tempo, terá que deixar as sementes de molho, por 24h, em GA3 (ácido giberélico) que é um “despertador” de sementes. Sem essas precauções, dizem os entendidos, as sementes de medronho, aqui no Brasil, não brotarão. Se quiser entender melhor essa questão, aqui deixo um manual sobre germinação do medronho, porém está em inglês.

Especialmente indicado para você:

CISTITE: 10 REMÉDIOS NATURAIS

COMO PLANTAR LICHIA NO BRASIL – VÍDEOS

MORANGO NA JANELA – JÁ PENSOU EM PLANTAR?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. filipe eduardo esperança gonçalves
    Publicado em 29/01/2021 às 6:41 pm [+]

    Boa tarde, pretendo colocar em Bueno Brandao MG, a uma boa altitude e fria uma plantação boa de medronhos pode me ajudar?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...