Dente-de-leão: como plantar para fazer chá e salada


O dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma erva que se acha em qualquer jardim, praça ou beira de rua. Enfeita a cidade com suas flores amarelo-ouro e depois faz a alegria de grandes e pequenos, com suas sementes que voam. Mas esta é uma planta medicinal e alimentar das mais ricas, que vale a pena você cultivar para seu próprio uso doméstico.

Isso porque, apesar de se encontrar dente-de-leão em qualquer calçada de qualquer cidade, não é recomendável que se consumam suas folhas ou suas flores e raiz quando esta planta vive ao lado dos carros, incorporando metais pesados dos canos de escapamento e a poluição do ar das vias públicas.

Um canteiro de dente-de-leão é lindo no jardim

Para ter um canteiro ou vaso de dente-de-leão você deverá conseguir sementes – podem ser compradas ou recolhidas das flores (quando estão na fase de “algodão doce esvoaçante”) que você encontre em algum local não poluído. Se preferir, compre um pacotinho de sementes na internet, de algum viveiro de sua confiança.

As sementes do dente-de-leão amadurecem na primavera, de setembro a novembro e, se encontram principalmente nas áreas mais secas já que esta planta não suporta encharcamento do solo pois suas raízes apodrecem facilmente.

Como plantar dente-de-leão

Prepare um vaso ou canteiro com terra leve, com boa drenagem e semeie o dente-de-leão à superfície. Cubra as sementes levemente, com terra e regue-as até a terra ficar úmida.

Até que as sementes brotem e o broto surja apontando sua roseta de folhas verdes, regue levemente todos os dias, ao cair da noite. Se a sua região tiver vento seco, use uma cobertura plástica sobre o vaso de brotamento, para que a umidade não evapore tão rapidamente.

O local de plantio do dente-de-leão não pode acumular água à superfície, ficar empapado ou, no caso de ser um vaso, não deixe acumular água no prato de contenção.

O dente-de leão, depois de brotado, é uma planta resistente, forte, mas que não aceita o sol direto no meio do dia enquanto está em crescimento. Uma boa alternativa é você plantar as suas sementes à meia sombra, num canto de muro ou debaixo de uma árvore que filtre os raios diretos do sol e amenize o calor. Esta é uma planta que gosta de temperaturas constantes, acima dos 25ºC.

Colheita de folhas e flores do dente-de-leão

Você deverá semear o dente-de-leão no começo da primavera para ter folhas boas para a salada e sopas no final do verão até o meio do outono.

Leia também: 10 MATOS COMESTÍVEIS PARA VOCÊ CONHECER E SE BENEFICIAR

Se você pretende usar o dente-de-leão para fazer chá ou unguentos, com objetivo medicinal, colha flores sempre antes das 6 da manhã, quando estarão inchadas de seiva e orvalho, de preferência observando as fases da lua mais propícias (luas nova e crescente).

Se quiser colher raízes de dente-de-leão, você deverá preferir a lua minguante, que é quando estas estarão mais cheias de seiva e princípio ativo.

As folhas do dente-de-leão podem ser colhidas conforme a sua necessidade de uso nas saladas ou sopas que pretende fazer.

Leia também: LUA – A INFLUÊNCIA DO ASTRO NO CULTIVO É UM FATO

As folhas do dente-de-leão são semelhantes ao espinafre e a chicória, podendo entrar em todas as receitas que você faz, como recheios de torta, refogados ou cozidos. As saladas de folhas de dente-de-leão são muito saborosas, temperadas com azeite e sal, frescas e saudáveis.

Caso você tenha a intenção de colher esta erva para secá-la, retire as plantas inteira e pendure-as em local sombreado. Quando a planta estiver bem seca você poderá armazená-la por até um ano, para o preparo de medicamentos fitoterápicos por infusão ou decocção das raízes. Mas, o melhor, com certeza, é usar a erva fresca na qual a energia viva da planta é acrescentada aos princípios ativos curativos.

Talvez te interesse ler também:

EXTRATO DE DENTE-DE-LEÃO: O QUE É E PARA QUE SERVE

OS PNEUS SERÃO PRODUZIDOS COM O DENTE-DE-LEÃO?ùPURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

ANEMIA: 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA SUPRIR A CARÊNCIA DE FERRO

PLANTAS QUE ATRAEM ABELHAS – A LISTA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...