Azaleia – algumas dicas de cultivo


As azaleias (Rhododendron simsii) são lindas e preenchem os canteiros da cidade de São Paulo com suas cores que brilham no rosa, branco, vermelho, mescladas e azuladas. Também são fáceis de cultivar dentro de casa, em vasos e em canteiros de jardim.

Azaleia, uma planta fácil de se cultivar

A azaleia é uma planta rústica, aguenta frio e se adapta a todo tipo de solo. Algumas variedades preferem um pH mais ácido, outras nem tanto. Tem azaleia baixinha, alta (até 2 metros), de pétalas lisas ou crespas, e todas são perenes – quer dizer, você planta e ela fica lá, florando, alegrando o ambiente, para o resto de seus dias. Em algumas caem as folhas, em outras, não. Dá para fazer “cerca viva” e “bonzai”, graciosas e floridas em diversas épocas do ano.

foto

Adubação, irrigação e poda – dicas que ajudam

Algumas dicas básicas têm a ver com a adubação, outras com a irrigação desta planta (as regas devem ser a cada 2 – 3 dias, sem molhar as pétalas das flores) que, para rebrotar e desabrochar em flores lindas, precisa de ser podada.

Melhor época para plantar azaleias

As flores, na azaleia, surgirão a partir do primeiro ano de plantio, depois da primeira poda (na primavera faça as podas retirando os galhos e flores secas) e a melhor época para se plantar azaleia é no outono.

Como se planta azaleia

Você pode plantar azaleias através de sementes ou por estacas feitas dos ponteiros dos ramos e cortadas entre 7 a 10 cm. Quando se reproduz por estacas, você terá uma outra azaleia igualzinha à planta-mãe já que esta é uma reprodução assexuada. O enraizamento de estacas demora até 6 semanas e requer controle do calor e umidade constantes.

foto

Azaleias de porte pequeno, em vasos.

O solo adequado para a sua azaleia

A “boa terra” para a azaleia deve ser misturada: uma porção de areia média, uma de terra orgânica e duas de terra comum, do jardim. Avalie o pH da sua terra de jardim e o corrija, caso esteja maior do que 6,5.

Que pragas atacam a azaleia?

Apesar de muito resistentes as azaleias também sofrem com algumas pragas como os pulgões, cochonilhas, tripes e moscas-minadoras e, para controlar esses avanços, use inseticidas biodegradáveis à base de água. As pragas atacam as azaleias quando as condições de plantio são inadequadas: regas irregulares, falta de luz e ventilação, baixa umidade do ar ou muitas plantas em pouco espaço físico.

Como cuidar da saúde da sua azaleia

Se a sua azaleia tiver folhas cinza escuro caídas, que eram esbranquiçadas antes, é sinal de ataque de oídio, então, você deve diminuir a rega desta planta e isolá-la para não infetar as outras. Se tiver ponteiros secos, é a podridão marrom escura que começa na ponta do ramo e pode atingir toda a planta, pode as partes doentes e passe no corte uma pasta à base de oxicloreto de cobre. Esses fungos se devem ao excesso de umidade no solo ou no ambiente e deixa as manchadas de ferrugem.

Leia mais aqui sobre o controle de pragas em jardim e vasos: 5 REMÉDIOS NATURAIS PARA PROTEGER SUAS PLANTAS DOS PULGÕES

Se cultivada em estufas, a azaleia pode florescer em qualquer estação do ano, desde que se controle a iluminação e a temperatura que a planta recebe. Esta é uma planta de temperaturas amenas apesar de aguentar bem as variações de frio e calor mas, quando em estresse, não florescerá.

As informações sobre o cultivo da azaleia que eu coloco aqui, neste artigo, são do pesquisador do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) Giulio Cesare Stancato.

Talvez te interesse ler também:

ORQUÍDEAS – COMO CULTIVÁ-LAS DENTRO DE CASA OU NO JARDIM (VIDEO)

PLANTAR ÁGUA É POSSÍVEL, ENSINA A PERMACULTURA

COMO PLANTAR GOJI BERRY EM CASA

Fonte foto: Jardim Giuliana Flores




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...