Melissa ou erva-cidreira: fácil de você cultivar, em vasos ou no jardim


A erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma erva perene, quer dizer, uma planta que você planta e terá sempre, basta cuidar. Ela é bastante resistente, gosta de luminosidade sombreada, tem flores lindas e cheirosas que as abelhas adoram e, dá um chá maravilhoso.

As folhas da melissa podem ser usadas, frescas ou secas, para vários incômodos: insônia, ansiedade, tensão muscular ou nervosa, dispepsia (dificuldade de digerir coisas ou emoções) são os usos mais divulgados e comprovados, também.

Como e quando plantar

A melissa dá bem de galho – você tira um galho grosso como o seu dedo, retira as folhas dele, para usar no chá ou secar, corta e coloca esse galho inteirinho deitado no chão, coberto com terra úmida. Essa planta tem a facilidade de soltar raízes dos nós do galho e, por isso você verá que a melissa se estende, se joga, para os lados, e enraiza. Não quebre um galho muito curto, pelo menos 30 cm já garantem. Mas, você também poderá pegar uma mudinha enraizada e levar para o seu jardim ou vaso da varanda. Por sementes também se planta melissa mas, só na primavera ou outono. Aí será preciso recolher as sementes maduras e guardar até o momento propício – não enterre fundo as sementes, só alguns milímetros, cubra com solo e regue imediatamente. Mantenha as regas diárias até o brote das sementes. Se a temperatura estiver amena, vai demorar mais tempo, umas 2 a 3 semanas para brotar.

Melissa de vaso

A melissa se dá bem em vasos grandes, de boca aberta. É uma boa planta para as áreas de sombra da varanda desde que a luminosidade seja grande. Não gosta de terra encharcada então, não abuse das regas e faça uma boa drenagem no vaso. Essa planta aguenta bem o solo ressecado mas, se tiver muita umidade e pouca insolação, vai criar fungos e outros bichinhos que estragarão o seu chá, depois.

Colher as folhas na época certa

A melhor época para se colher as folhas da melissa é no verão, antes da floração. É então que as folhas têm maior conteúdo de óleos aromáticos e princípios ativos. Prefira colher antes do sol esquentar, de manhãzinha, quando o orvalho da noite já secou e, lembrando da lua, as melhores fases são na lua crescente ou cheia, quando a seiva está nas folhas e caule.

Para secar suas folhas de melissa, deixe-as espalhadas, sem amontoar, numa cesta, em lugar seco, ventilado e sem sol. Você também pode cortar os ramos da melissa, amarrar e pendurar para secar, esta é uma forma bastante prática também.

Talvez te interesse ler também:

8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA

CITRONELA: USOS E PROPRIEDADES DESSE CAPIM FANTÁSTICO

5 ERVAS AROMÁTICAS ANTIC NCER

Fontes: Cantinho das aromáticas, Greenme Italia




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. MARTA ELIANA MARTINS
    Publicado em 14/02/2021 às 5:29 pm [+]

    Amo flores medicinais


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...