Como plantar mangueira em vaso


A manga é uma fruta exótica que dá numa árvore tropical que chamamos de mangueira (Mangifera indica), originária da Índia, e que você poderá plantar num vaso, sem maiores problemas a partir da semente brotada, para a ter em seu apartamento na cidade, por exemplo.

Veja abaixo como produzir mangueira em vaso, mesmo que o clima de onde você mora não seja tão quente como o da Índia.

No Brasil qualquer estação é boa para você semear caroço de manga mas, prefira primavera e verão, que é quando te dará menos trabalho ou possibilidades de que não brote. Se o broto nascer durante o inverno, proteja-o do frio levando o vaso para dentro de sua casa, ou cobrindo-o com um plástico, a modos de estufa.

Para cultivar sua mangueira de vaso você vai precisar do seguinte:

círculo verde 1manga

círculo verde 1 saco plástico transparente

círculo verde 1 pote de vidro

círculo verde toalha de papel

círculo verde terra

cultivar-manga-1

Coma a fruta e reserve o caroço

Desfrute sua manga e guarde o caroço para começar sua produção de mangueiras em vaso. O caroço deve ser limpo, lavado em água removendo qualquer sobra.

Remova a semente do caroço de manga

Abra com cuidado o caroço, sem danificar a semente que está dentro. Essa ação facilita o brote da nova planta.

cultivar-manga-2

A germinação de semente de manga

Embrulhe a semente da manga, depois de tirá-la do caroço, em uma toalha de papel umedecida. Suas sementes de manga para rebrote precisam ficar armazenadas no saco plástico, embrulhadas nas toalhas de papel umedecidas. Ponha até duas sementes em cada saco plástico transparente, sopre dentro do saco e feche a boca. Deixe na beira de uma janela iluminada.

cultivar manga 3

cultivar manga 4

Quando a semente de manga brota

Você vai ter de esperar até duas semanas para que o broto da manga apareça.Quando isso acontecer, abra o saco plástico e desembrulhe a semente de manga brotada da sua toalha de papel. Se a semente estiver boa, saudável, ponha-a num vaso com boa terra, bem preparada, bem adubada com composto caseiro bem curtido. Tenha cuidado para não machucar broto e raízes. A planta é frágil nesta altura. Regue com frequência e o vaso a pleno sol.

Mangueira em vaso é possível. Manga, só com enxerto

Para você ter frutos na sua mangueira de vaso terá que fazer um enxerto. Mas, a mangueira, que é uma árvore linda, te dará muita satisfação se você puder observar o seu crescimento.

cultivar manga 5

Fonte e fotos: instructables.com

Talvez te interesse ler também:

COMO PLANTAR GOJI BERRY EM CASA

COMO PLANTAR GENGIBRE E TER SEMPRE EM CASA ESSE REMÉDIO NATURAL

COMO CULTIVAR LIMÃO NO VASO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...