Plantar abobrinha é uma coisa engraçada, fácil, gostosa


Abobrinha, hortaliça prima da melancia, do pepino, do melão e da abóbora, família que adora água e sol, solos frescos e leves ainda que, com rico teor em matéria orgânica. A abobrinha já era consumida, e cultivada, no tempo de egípcios e gregos e levada pelos árabes para as regiões do Mar Mediterrâneo.

O que é que tem na abobrinha?

Abobrinha é uma hortaliça rica em água, carbohidratos e pequenas quantidades de proteína, lipidios e fibras, com baixo valor calórico e grande quantidade de vitamina A, C e betacarotenos. Para além destas qualidades, a abobrinha tem propriedades antioxidantes, dado o seu conteúdo de luteína e zeaxantina.

Leia mais:

Existem muitas variedades de abobrinha mas, no Brasil encontra-se principalmente a italiana e a brasileira, uma mais clara, outra mais escura. No entanto você pode conseguir sementes dos mais variados formatos de abobrinhas, todas ótimas em receitas criativas.

foto

Variedades de abobrinha – foto da Fernanda do Receitas Saudáveis.

Como cultivar abobrinhas em casa

Abrobrinhas podem ser cultivadas em casa, mesmo que você não tenha jardim. Pode-se cultivar, com sucesso, em vasos, em uma varanda ou escada, desde que tenha sol o dia inteiro e vento para manter o local arejado.

Passo a passo:

  • Escolha um vaso com capacidade de 25 l de terra e 45 cm, pelo menos, de largura. Faça os buracos necessários para que a terra se mantenha drenada e arejada. Nesse vaso grande podem ser plantadas as sementes e deixadas a crescer. Ou então, também você pode plantar as sementes em pequenos vasinhos e depois, quando estejam as mudas já grandinhas, 10 a 15 cm, transplantadas para o vaso definitivo. Ou até, você pode plantar as sementes de abobrinha em sacos de aniagem cheios de terra. Ou numa caixa de madeira, feita com pallet, que tenha rodinhas pequenas em baixo para sua movimentação. Qualquer que seja o recipiente que você escolher, saiba que a planta, a abobrinha, vai ocupar aproximadamente 1 m² de área livre quando estiver produzindo.
  • foto
  • O recipiente escolhido – vaso, vasinho, caixa de madeira ou saco – deve ser preenchido com terra adubada misturada com areia média, para manter a terra solta e coberta sua superfície com raspas de madeira, ou bolotas de argila, que ajudam a manter os níveis de umidade.
  • Se você for usar sementes (claro que você pode também comprar mudas já formadas), ponha 3 a 5 sementinhas em um buraco aberto no ponto central do vaso – se espera que uma semente, pelo menos, germine – e cubra-as com 1 cm de terra. Regue bem. Mantenha a terra úmida e fresca.
  • foto
  • As sementes de abobrinha podem ser tiradas das abobrinhas que você cultivar pois, têm que ser retiradas da fruta completamente madura, com a casca bem dura, e que já não é gostosa para cozinhar (veja neste vídeo como fazer a colheita de sementes). Mas, para começar o seu cultivo doméstico, melhor você comprar sementes orgânicas de abobrinhas de duas ou três variedades diferentes e terá uma produção mais variada.A questão da água é importante: mantenha suas sementes e mudas bem irrigadas mas sem que ocorra alagamento dos vasos. Quando começarem a aparecer as primeiras abobrinhas você deverá cuidar com maior afinco da rega das suas plantas. Se lembre que abobrinha tem mais água que qualquer outra coisa.
  • foto

Mantenha os vasos em área ventilada e ao sol. Abobrinha gosta de sol o dia inteiro mas não gosta de sufoco e umidade excessiva sem sol e vento gera fungos demais.

A colheita das suas abobrinhas pode ser feita a partir de que estas alcancem 10 cm de comprimento. Em dependência da variedade plantada, a colheita ocorrerá aproximadamente a 40 dias da sementeira.

As flores das abobrinhas também são comestíveis – saladas e doces são ótimos- mas deixe algumas no pé para não prejudicar a sua colheita de frutos.

E agora, com abobrinhas de sua safra, aproveite algumas das nossas boas receitas:

foto

Talvez te interesse ler também:

CULTIVAR EM CASA COM RAÍZES, SEMENTES OU BASES DE PLANTAS

COMO PLANTAR GENGIBRE E TER SEMPRE EM CASA ESSE REMÉDIO NATURAL

COMO PLANTAR HORTELÃ EM CASA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...