Como plantar goji berry em casa


O cultivo caseiro da goji berry, em vasos ou no jardim, é fácil e traz muita satisfação pois, você terá seus próprios goji berries a um preço muito barato para além do prazer de ver florescer seu jardim com as lindas bagas de cor vermelho-vivo.

O goji é uma planta muito resistente às baixas temperaturas, aguentando até ficar recoberta pela neve, sem perder sua fertilidade. As bagas estão maduras na primavera e podem ser colhidas, secas e usadas durante o ano todo, da forma que você preferir.

Para o cultivo em terras tropicais, recomenda-se cuidar para que a exposição das mudinhas ao sol seja bem controlada, assim como a manutenção da umidade da terra sem encharcamento.

Para ser cultivada em regiões frias, onde a temperatura desce abaixo do zero, é melhor criar as mudas de goji berry em ambiente protegido, dentro de casa ou estufa.

No Brasil, essa planta pode ser semeada em qualquer época, desde que as mudinhas sejam protegidas do excesso de chuvas e do sol direto nos primeiro momentos do seu crescimento.

Pode-se usar as sementes de goji berry secas para fazer sua plantação doméstica.

foto

Primeiro separe as sementes e deixe-as imersas em água por 24 horas, para sua reidratação, após o que, devem ser semeadas em um vaso de fundo raso, com um substrato leve de solo orgânico misturado com uma parte de areia lavada, ou seja, uma mistura mais para arenosa porém rica em nutrientes.

Não esquecer de fazer uma drenagem adequada com bolinhas de argila expandida no fundo do vaso.

As sementes de goji brotam em 1 semana após a semeadura e devem ser mantidas em solo úmido, não encharcado, até que adquiram uns 10 cm de altura, hora adequada para o seu replantio no local definitivo. O transplante ocorre uns 4 meses após o brote das sementes.

foto

Nos primeiros tempos de sua plantinha de goji no local definitivo você deverá continuar dosando o sol que ele recebe e as chuvas também. O melhor, mais fácil, é você plantar o goji embaixo de árvores que a protejam diluindo esses dois aspectos, sol e chuva. O seu arbusto crescerá viçoso e, em poucos meses você terá a primeira florada e depois, os frutinhos aparecerão.

A partir daí, todos os anos, no inverno, faça uma poda do seu arbusto de goji berry para manter seus ramos, que são espinhosos, dentro de uma certa organização que beneficie seu jardim.

Você também poderá adquirir no comércio as mudas de goji berry já desenvolvidas. Se este for o caso, antes de replantá-las umedeça suas raízes por imersão em um balde com água morninha durante uma hora. Este método ajuda a quebrar o estresse da planta e sua melhor adaptação ao novo local já que, seguramente, como estava em um viveiro à espera de ser vendida, em um vaso apertado, sofre deste tipo de situação estressante que é o que, muitas vezes, dificulta o transplante saudável das mudas de plantas.

Talvez te interesse ler também:

COMO PLANTAR HORTELÃ EM CASA

GOJI BERRY: O QUE É IMPORTANTE SABER PARA EMAGRECER E MUITO MAIS

Fonte fotos: rawfoodeducation




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...