Como fazer envelopes lindos e criativos reutilizando papel‏


Com o advento da tecnologia e da inclusão digital, a prática da escrita tem sido deixada um pouco de lado, infelizmente. A escrita é um dos hábitos mais saudáveis na manutenção de atividades cerebrais, e combiná-la ainda com a arte de cartas e dos envelopes pode gerar grandes resultados.

Natal, aniversário, formatura… qualquer ocasião pode ser boa para escrever um bilhetinho, uma frase motivacional ou até um poema e, para completar o trabalho, colocá-lo em um belo envelope feito à mão.

Veja como fazer envelopes criativos reutilizando papeis de revistas, jornais e outros materiais para os mais variados objetivos, de convites de uma festa ou mesmo para mostrar seu apreço por quem o recebe.

Quando usar envelopes lindos e criativos

A vida é plena de eventos e atividades que requerem dedicação especial. Além de nossas atividades diárias, volta e meia aparece algum evento incomum (mesmo que esperado) ou atividade que solicitará um pouco mais de nossa atenção, como aniversários, jantares com amigos, reuniões fraternais e assim por diante.

É basicamente nestas situações que o hábito da boa convivência e do prestígio deve ser colocado em prática.

No Reino Unido é costume escrever um bilhete de agradecimento por ter sido convidado a uma festa, por ter recebido um presente e assim por diante. Quando a gente exprime nossa gratidão por escrito, o seu poder transformador de alegria e abundância é ainda maior.

Nestes casos, a utilização de envelopes será ainda mais do que bem-vinda, será um gesto apreciado e lembrado por muito tempo, se não para sempre.

Como fazer envelopes

Fazer envelopes lindos e criativos é muito fácil. Para ajudar nesta empreitada, daremos algumas ideias para que você possa começar esta bela arte, depois é só exercitar a própria criatividade que você tem.

Primeiramente, para que você possa fazer seus próprios envelopes, você precisará de um molde. Você utilizará este molde para pode fazer os seus envelopes com facilidade e na medida correta, mantendo assim lindos envelopes de forma uniforme.

Recomendamos a utilização de papel cartão para fazer o molde ou mesmo um pedaço de papelão, pode ser de caixa de sapatos que sempre temos guardada em casa.

Você pode também utilizar um envelope que você já tenha pronto como molde, para isso basta abri-lo gentilmente e o molde já estará pronto. Veja na primeira linha o molde com envelope pronto e a segunda o molde que pode ser feito com papel cartão ou caixa de sapato:

Como fazer envelopes com papel cartao ou caixa de sapato

http://pixel.brit.co/wp-content/

A partir de um destes moldes, você poderá fazer os mais variados tipos de envelope. Você pode, por exemplo, utilizar uma revista que todos já tenham lido. Veja a seguir como um envelope feito de página de revista pode ficar lindo e visualmente agradável. Basta destacar a página desejada e cortá-la com o molde e em seguida colar as extremidades:

Como fazer envelopes 2

http://3.bp.blogspot.com/

Como fazer envelopes 3

http://farm3.static.flickr.com/

É possível também fazer envelopes artesanais muito bonitos para crianças ou festas, como a páscoa ou natal. E aqui cabem duas dicas, você pode tanto fazer os envelopes para convidar as crianças para a festinha do seu filho, filha (ou sobrinhos, sobrinhas, afiliados e etc.) ou mesmo para incentivá-las e iniciá-las nesta prática saudável de exercício cerebral. Não há criança que não fique maravilhada com artesanato, todas gostam.

Com as crianças, pode-se utilizar todo tipo de papel para os envelopes, de preferência ensinando o conceito de reutilização (usando revistas velhas, jornais, histórias em quadrinhos). Em seguida, pode-se enfeitar os envelopes de acordo com a temática, sendo com flores, natureza ou mesmo animaizinhos:

Como fazer envelopes 4

http://static.squarespace.com/static/

Já pensou então para uma situação um pouco mais séria, ou mesmo romântica? Os envelopes artesanais, ou seja, aqueles feitos por você, podem ser utilizados para garantir muita elegância para um jantar romântico a dois, para servir de lembrança do dia dos namorados, ou mesmo para mandar um recado para pessoa amada. Aliás, até para um bom amigo ou amiga pode-se mandar uma carta com um lindo envelope.

Nestas situações você pode reutilizar papéis que sigam uma cor mais padrão, ou mesmo papéis de presente que se tenha em casa. Caso deseje, é possível também comprar o papel da cor escolhida para criar seu próprio envelope. Veja como é fácil e ficará lindo seguindo o seu molde:

Como fazer envelopes 5

Como fazer envelopes 6

Como fazer envelopes 7

http://ohsobeautifulpaper.com/wp-content/

Envelope de folha de revista

Um dos principais truques sustentáveis do TikTok que a moçada adora, é como fazer envelope reutilizando folhas de revista.

Este é um dos vídeos mais vistos com a tag “eco-hack” e ensina como fazer envelopes reutilizando praticamente qualquer tipo de papel revistas, jornais e sobras de embalagens:

Neste  outro vídeo curto é ensinado como fazer envelopes, que podem ser feitos com praticamente qualquer papel usado, como de: revistas, jornais e sobras de embalagens:

@atira.hope

Reply to @sir.noodle.the.3rd tutorial on how to save money & paper with these diy envelopes! #EasyDIY #ecofriendlypackaging #diyenvelope #etsyartist

♬ space girl – Frances Forever

Obviamente o conteúdo de cada envelope irá variar de acordo com cada situação. Se uma festa, possivelmente uma mensagem com o nome do convidado. Se um evento com várias pessoas, o nome de quem aquele lugar ou assento pertence, se uma festa infantil, uma mensagem alegre.

A criatividade é um dom que nós todos temos, basta exercitá-la.

Talvez te interesse ler também:

Como fazer brinquedos para gatos reaproveitando materiais

Presentes sustentáveis para o Natal: 10 ideias faça você mesmo

DIY: Como Fazer Caixas de Presentes. 10 Ideias com Diversos Materiais

Como fazer caixinha de som para celular: 7 ideias

10 Árvores de Natal Sustentáveis e Fáceis de Fazer

Natal: DIY presentes Feng Shui para harmonizar ambientes e vidas




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...