Em memória de Daphne Sheldrick, a mulher que passou a vida salvando elefantes órfãos na África


Daphne Sheldrick nascida no Quênia em 4 de junho de 1934 e falecida no ano passado em 12 de abril de 2018, foi uma protetora e defensora de elefantes.

Ela dedicou parte de sua existência, mais de 30 anos, à criação de elefantes órfãos e à reintegração deles na natureza.

Esta mulher salvou centenas de elefantes, muitos órfãos, cujas mães foram abatidas covardemente por caçadores com a finalidade extrair as presas delas e lucrar com o marfim.

Para tratar e cuidar desses filhotes de elefantes, Dafne fundou a instituição Sheldrick Wildlife Trust, no Quênia, onde ela vivia ao lado dos elefantes se comunicando e cuidando deles.

daphne elefante

Esta instituição é mundialmente conhecida como o orfanato de elefantes e tem a missão de resgatar, salvar e reintegrar os elefantes órfãos para a vida selvagem.

Daphne ou “Mamãe Elefante” como ela foi apelidada, morreu aos 83 anos, e quase a metade de sua existência salvou centenas de animais dsta espécie.

daphne elefante bb

Graças à Daphne Sheldrick e sua pesquisa, durante 28 anos se chegou à fórmula ideal para nutrir os elefantes órfãos, os alimentando com um composto lácteo vegetal criado por ela, à base de leite de soja e de coco.

Esse alimento passou a servir com alimento substitutivo do leite materno, nos dois primeiros anos de vida dos elefantes resgatados pelo instituto, durante os quais eles precisam de cerca de 42 litros de leite por semana.

Esse leite contribuiu para os filhotes de elefantes resgatados crescerem com saúde, para serem reinseridos à vida selvagem.

daphne eleanor

Antes da criação dessa fórmula láctea vegetal especial, poucos filhotes sobreviviam, mas graças a esse leite, mais de 230 bebês-elefantes foram salvos da morte.

Além disso, Dafne deixou um grande legado que é essa instituição formada por 11 equipes de combate à caça de elefantes e 5 unidades veterinárias que cuidam dos elefantes resgatados.

daphne senhora

Tudo isso com o objetivo de contribuir para a manutenção da vida dos elefantes permitindo que possam procriar e aumentar a população dessa espécie no Quênia.

O Instituto Sheldrick Wildlife Trust também visita as escolas do país para educar e conscientizar jovens sobre a importância da preservação da vida dos elefantes.

Edwin Lusichi, diretor de proteção da Wildlife Trust, sobre isso enfatiza:

“Nós vamos às escolas para educar as crianças”

“Elas precisam saber por que os animais são importantes”

Daphne publicou vários livros e fez parte de muitos programas de televisão e filmes, incluindo o documentário de 2011, chamado Born to be Wild.

Dia 12 de Abril fez 1 ano que essa grande mulher e valoroso ser humano partiu, por isso fica nossa homenagem e reconhecimento através da recordação do seu trabalho em prol dos elefantes. Trabalho que envolveu a dedicação em resgatar e salvar estes animais tão sofridos em consequência da ganância de caçadores e vendedores de marfim.

Conheçam Daphne e seu instituto, assistindo este vídeo da Agência de Notícias – AFP, produzido alguns anos atrás:

Com tudo isso fica o apelo que mais e mais pessoas como Daphne contribuam para a preservação da vida selvagem, revertendo a triste situação de espécies vítimas da crueldade humana, como a dos elefantes.

Talvez te interesse ler também:

NA ÍNDIA: O PRIMEIRO HOSPITAL PARA TRATAR ELEFANTES ABUSADOS E MALTRATADOS

VITÓRIA HISTÓRICA PARA OS ELEFANTES! A CHINA FECHA FÁBRICAS E LOJAS DE MARFIM

ELEFANTES CORREM O RISCO DE DESAPARECEREM PARA SEMPRE. SENSO ALARMANTE DA UNEP

Fonte fotos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...