Polar Bear Day: hoje é o dia internacional do urso polar


O Dia Internacional do Urso Polar: celebra-se hoje, 27 de fevereiro. Um dia dedicado à proteção dos ursos polares surgiu com a finalidade de focalizar a atenção dos governos, especialmente sobre o estado do urso do Ártico, cada vez mais ameaçado de extinção.

Aquecimento global e redução do gelo

As contas do desequilíbrio ambiental está sendo paga pela maior espécie de urso. De fato, o urso polar se tornou o símbolo da luta contra as alterações climáticas e os impactos catastróficos sobre o nosso planeta, a partir do Pólo Norte (lembrando que o impacto se estende muito além dos ursos polares!).

Para os ursos do Ártico a luta pela sobrevivência se opõe ao maior problema ambiental do nosso tempo, contra o qual estes animais não podem fazer nada.

É por isso que a Polar Bears International também lançou uma petição, para falar “em nome dos ursos polares” na próxima reunião sobre as mudanças climáticas em Paris e pedir às nações do mundo, para criarem um plano de redução de gases de efeito estufa.

Nos últimos 30 anos, perdemos três quartos da calota polar, e são anos em que o centro do National Snow and Ice Data Center, sobre a medida da cobertura do gelo no Ártico. Parece que não há saída para o círculo vicioso: o aquecimento global derrete as geleiras que ajudam a esfriar a temperatura da Terra, fazendo com que o nosso planeta fique ainda mais quente.

E nós, da nossa pequena parte, além de assinar a petição, o que podemos fazer para salvar os maravilhosos ursos polares? Simples! Vamos reduzir ou fazer uso consciente do ar-condicionado, ainda que o calor esteja maior. O uso do ar-condicionado é mais um dos fatores que aumenta as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Vamos economizar energia, usemos menos o carro e mais a bici. E o mais importante, ensinemos às nossas crianças a viver uma vida sustentável!

Leia também:




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...