Livro vermelho das espécies em extinção para as crianças


Ainda faltam alguns meses para outubro, o mês das crianças, mas já temos uma excelente sugestão dar de presente para a criançada, o Livro Vermelho das Crianças. Trata-se de uma publicação que serve de alerta aos leitores infantis a respeito do risco de extinção que afeta várias espécies da fauna brasileira. Desenvolvido com base nas pesquisas feitas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o livro foi lançado no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ideia é fornecer o conhecimento sobre a delicada situação de muitas espécies da fauna do Brasil desde cedo e com uma linguagem de fácil acesso para as crianças. Editada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e preparada por Otávio Maia e Tino Freitas, o Livro Vermelho das Crianças sugere respostas para perguntas elaboradas da seguinte forma:

a) Você sabe o que é o Livro Vermelho?

b) E uma espécie ameaçada?

c) Como é feita a Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção?

d) Quais são os principais riscos para a sobrevivência dos animais na natureza e o que pode ser feito para protegê-los?

Evidentemente, o livro traz uma retorica adequada para o entendimento infantil e, claro, possui desenhos. Todos eles elaborados por 76 crianças de várias regiões do país, quase todas participantes do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo.

A protagonista do livro é a fauna nativa em histórias com o intuito de criar, não apenas o conhecimento, mas também empatia pelo tema nas crianças, reforçando o equilíbrio entre fauna e o meio ambiente.

Ao todo o livro retrata a história de 50 animais ameaçados de extinção em 87 páginas de texto e desenho, e entre as formas narrativas para atrair a garotada, o livro mostra um bate-papo entre Messi e Neymar no ninho da ararajuba; reflexões filosóficas da aranha-chicote, do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys; o discurso preocupado do rato Juscelinomys; a indignação de Justino, o tubarão-baleia; e os planos de Clodoaldo, a perereca-pintada, para conquistar uma namorada.

O Livro Vermelho das Crianças é uma publicação do Canal Ciência, portal de divulgação científica do Ibict, em cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e não vendido. Quem quiser adquirir o exemplar pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui.

Talvez te interesse ler também:

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ANIMAIS BRASILEIROS EM EXTINÇÃO?

ADORÁVEIS SAPOS EM MINIATURA: 7 NOVAS ESPÉCIES DESCOBERTAS NO BRASIL

COMER MENOS CARNE PARA SALVAR ANIMAIS SILVESTRES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...