Bem-vindo julho com muito morango e brócolis na mesa


Todos os meses GreenMe apresenta alguns alimentos que estão na plena safra de cada mês, com receitas e curiosidades sobre alguns dos principais alimentos que, em determinada época, têm uma maior produção, preços mais baixos, maiores concentrações de nutrientes e menores adições de defensivos agrícolas. Vejamos as dicas para este mês que se inicia hoje: bem-vindo julho!

Morango

A fruta temida por ser cultivada com muito agrotóxico é porém muito rica em nutrientes e ajuda inclusive a perder o excesso de gordura, por conta de seu alto conteúdo de resveratrol, a substância que seria mesmo capaz de transformar a gordura branca em gordura marrom, impedindo o aumento de peso, prevenindo a obesidade e outras perturbações do metabolismo.

Para este fim, obviamente o ideal seria comer o morango fresco, apenas lavado e sem leite condenado 🙂 No mais, o morango pode ser usado em mil e uma receitas, e que tal aproveitar a época para fazer uma geleia de morango?

Para lavar bem os morangos e eliminar qualquer resíduo de agrotóxico, ainda que, estando na safra e amadurecendo no tempo justo, o seu uso seria bem diminuído ou zerado, se orgânico, aconselha-se a deixar os morangos de molho em 1 litro de água com 1 colher de bicarbonato de sódio e enxaguar bem antes de consumir.

Vamos às receitas

Geleia e xarope de morango

foto

Foto: blog.giallozafferano.it 

Ingredientes

1 kg de morangos

500 gramas de açúcar mascavo (até menos se você não gostar muito doce). Ou usar algum outro adoçante natural como xarope de agave. 

Casca de limão

Suco de 1 limão 

Preparação

Corte os morangos em pedaços pequenos e deixe macerar com o açúcar, o suco de limão e as raspas grosseiramente picadas, em um recipiente coberto. Conserve na geladeira por uma noite e no dia seguinte, com um coador, coe o xarope que se formou no fundo do recipiente e o verta em um outro recipiente ou em uma garrafa. Guarde-o na geladeira (veja abaixo como usá-lo depois).

Cozinhando a polpa do morango

Primeiramente remova as raspas do limão e leve ao fogo baixo por cerca de 20-30 minutos até engrossar um pouco. Neste ponto, retire do fogo e bata tudo muito bem usando um mixer. Coloque-o de volta ao fogo até que a geleia fique pronta. Para entender se está no ponto de retirar do fogo, faça a “prova do pires”, ou seja, coloque uma colherzinha da geleia sobre o pires e vire o pires em direção vertical: a geleia deve ficar grudada no pires ou descer muito lentamente, isso significa que está pronta! 

Ponha a geleia ainda quente em um frasco e feche bem. Se você quiser ter uma melhor conservação do produto, ferva o frasco com o doce dentro, por 15-20 minutos.

A vantagem da geleia de morango feita com este método é que ela contém menos açúcar, uma vez que muito do seu açúcar permanece no xarope que foi retirado no início da preparação. 

Agora vejamos como usar o xarope de morango

1. Temperar salada de frutas

2. Juntar à água gelada e bebê-la no lugar de refrigerantes

3. Temperar suas batidas preferidas

4. Preparar sacolé de morango, juntando um pouco d’água ao xarope.

5. Dar sabor ao chá (com chá verde o resultado é ótimo!)

6. Usá-lo em sobremesas  

Brócolis

Receita de macarrão com brócolis e tomate

foto

foto: cucina.buttalapasta.it

Limpe e corte as flores, o talo e até as folhas do brócolis e leve tudo para ferver em abundante água levemente salgada por poucos minutos (para cozinhar sem ficar mole).

Ao mesmo tempo, leve em uma frigideira duas colheres de sopa de azeite de oliva com dois dentes grandes e inteiros de alho. Coloque os tomatinhos cortados ao meio quando o alho estiver dourado e deixe o tomate cozinhar por outros poucos minutos, apenas para murcharem.

Retire o brócolis da água sem jogá-la fora. Esta água onde foi cozido o brócolis será usada para cozinhar o macarrão de sua preferência, spaghetti ou penne. Junte o brócolis ao tomate e deixe-o dourar por alguns instantes. Ajuste o sal, coloque pimenta cayena seca ou pimenta-do-reino. Retire o macarrão do fogo ainda duro (um ou dois minutos antes do cozimento al dente) e coloque-o na frigideira com o molho para pegar sabor.

O brócolis contém sulforafano, uma substância que vem sendo estudada por sua propriedade anticâncer.

Como não é época de tomate, usar nesta receita tomate pelado é uma alternativa. Também fica boa com tomates secos.

Outros alimentos que você pode abusar em julho são: abóbora, batata doce, mandioca, couve e laranja.

Um bom inicio de julho a todos e bom apetite!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...