Como as nozes reduzem o câncer de mama. Novo estudo confirma


De acordo com uma nova pesquisa científica, consumir pequena quantidade de nozes todos os dias previne o câncer de mama, pois, contribui para impedir o desenvolvimento das células cancerígenas e reduz o risco de câncer de mama.

Esse estudo confirma outras descobertas científicas anteriores, que atribuíram às nozes propriedades anticancerígenas.

Desta vez, os pesquisadores norte-americanos da Universidade de Marshall, revelaram que o consumo de 2 onças (30 gramas) de nozes por dia, durante cerca de duas semanas, é o suficiente para reduzir significativamente o crescimento e a sobrevivência dos tumores de mama já confirmados.

Esta pesquisa se trata de um ensaio clínico sucessivo de uma série de estudos realizados na Marshall University focados na presença de nozes na dieta alimentar e seu efeito sobre o crescimento do tumor, sobrevivência e metástase no câncer de mama.

O estudo foi publicado na revista Nutrition Research e segue exposto, neste conteúdo, de forma sintetizada:

Esse estudo clínico piloto envolveu mulheres com nódulos mamários, significativamente grandes para realizar biópsia, antes e depois do experimento, no qual elas foram divididas em 2 grupos:

1. Daquelas que consumiram nozes

2. As que não tiveram nozes na alimentação

Feito isso, todas elas foram submetidas à biópsia, antes de iniciaram o experimento, em seguida as mulheres do grupo 1 começaram a consumir 30 gramas de nozes por dia até o dia da cirurgia, realizada aproximadamente duas semanas após a biópsia.

Durante a cirurgia foram colhidas amostras adicionais do tumor, para uma nova biópsia nas mulheres dos dois grupos.

Como resultado, as mulheres do grupo das nozes apresentaram significativa diminuição das células afetadas pelo tumor, após o consumo de nozes.

Elaine Hardman, do Departamento de Ciências Biomédicas da Escola de Medicina da Marshall University explica a razão desse resultado:

“Esses resultados apoiam a hipótese de que, em humanos, o consumo de nozes pode suprimir o crescimento e a sobrevivência de tumores de mama. Mais pesquisas seriam necessárias através de um estudo em grande escala para confirmar clinicamente que o consumo de nozes realmente reduz o risco de câncer de mama ou recaída.”

Além dessa pesquisa com esse resultado promissor do consumo de nozes no combate e na prevenção do câncer de mama, uma revisão sistemática de 26 estudos clínicos na Universidade de Harvard mostrou vários benefícios do consumo de nozes, como redução do colesterol total, do risco de doenças cardiovasculares, da pressão arterial, de inflamações e dos triglicérides.

Segundo um outro estudo publicado no Journal of American Heart Association, a inclusão do consumo de nozes, ajuda no controle de peso devido ao seu alto teor de gordura insaturada (gordura saudável), assim como ocorre em uma dieta rica em carboidratos e baixo teor de gordura.

Outra pesquisa, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, que foi noticiada no site Notícias Naturais, diz que aqueles que consomem nozes podem reduzir pela metade o risco de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com as pessoas que não comem esse alimento. Essa conclusão se deu depois de avaliar mais de 34 mil adultos, com o resultado de que o consumo de 3 colheres de sopa de frutas secas por dia foi associado à diminuição em 47% na prevalência de diabetes tipo 2.

Depois de tantas evidências cientificas sobre os benefícios das nozes para a saúde como: prevenir tumores, controlar os níveis de açúcar no sangue e colesterol, além do fato de ser um alimento fonte de ácidos graxos saudáveis, fibras, vitaminas, ácido fólico e minerais, dá para se concluir que é uma boa alternativa incluir as nozes em nossa alimentação!

A saúde agradece!

Talvez te interesse ler também:

FRUTAS SECAS: POR QUE VOCÊ DEVERIA COMEÇAR AGORA O HÁBITO DE COMÊ-LAS SEMPRE

CÂNCER COLORRETAL: ENCONTRADA A CAMPAINHA DE ALARME NAS BACTÉRIAS INTESTINAIS

OS 20 PRIMEIROS SINAIS DE QUE VOCÊ PODE TER CÂNCER DE MAMA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...