Os Melhores Snacks para Comedores Compulsivos


Todo mundo, alguma vez na vida, já comeu por estresse ou por ansiedade, o que nos leva a comer sem um certo controle. Se você é daqueles que muito frequentemente, ou seja, diariamente, come por impulso, talvez seja o caso de buscar ajuda profissional. Mas se você tem apenas uma tendência a ficar beliscando quando passa por alguma situação diferenciada, separamos os melhores snacks para ter por perto e evitar que o estrago em sua saúde seja ainda maior.

Ter desejo de comer quando se está se sentindo ansioso ou estressado é normal, mas isso não pode ser frequente. Se for, é preciso investigar o que está causando o impulso à comida e tratar a raiz do problema.

Veja os melhores lanches, ou merendas saudáveis, para quem é comedor compulsivo. Essas são opções mais saudáveis e que também vão ajudar a dar uma acalmada na vontade de comer. Algumas sugestões são do site Hello Glow.

1. Chá

foto

Mesmo que seja uma bebida, tomar um chá pode ser a melhor forma de conter o desejo de comer para acalmar. Aproveite o ato de tomar chá para ir relaxando. São muitas as opções e, reconhecidamente o chá-verde, vermelho, oolong, por exemplo, todos derivados da mesma planta, a Camellia sinensis, têm muitas propriedades medicinais, inclusive emagredecedora. Beba um chá e pode ser que a vontade de comer logo passe. E se a fome for devida à ansiedade, nada mais relaxante que um chá de camomila ou de melissa, ervas comprovadamente relaxantes.

2. Chips de vegetais

foto

E se o chá não fizer a fome passar porque a vontade é mesmo aquela de mastigar, um dos snacks que mais frequentemente nos vêm à mente é o famoso pacote de batatinha frita, que é uma delícia mas, que faz muito mal e vai te deixar com ainda mais vontade de comer. O ato de mastigar algo crocante também é relaxante, por isso a batatinha frita é tão viciante.

Para juntar o útil ao agradável, opte pela chips de vegetais! Mas, como esses chips são ainda bem caros, saiba que há também a opção de fazê-los em casa, o que além do mais, é mais saudável ainda.

Veja aqui 10 receitas fáceis de chips de vegetais para todos os gostos. Quanto mais variado e colorido, melhor!

3. Parfait de Iogurte

foto

Esta é uma boa forma de dar uma caprichada no seu iogurte. Escolha primeiro um iogurte sem muita gordura e com zero açúcar, adicione castanhas de caju e ou sementes de gergelim, alimentos ricos em zinco, que, como ensina o Hello Glow, é um mineral útil para controlar a ansiedade porque o zinco ajuda a sintetizar a serotonina, hormônio de bem-estar.

4. Kefir

foto

Você também pode optar por comer kefir, excelente fonte de probióticos os quais agem na saúde do intestino e também deixam o seu cérebro mais feliz e relaxado.

5. Batata-doce

foto

É o alimento mais famoso do mundo fit brasileiro. A batata-doce é um alimento excelente que também ajuda a relaxar. Seus carboidratos complexos ajudarão a vontade de comer doce passar.

6. Hummus com pimentão

foto

O pimentão é um alimento de sabor marcante, mas ele fica uma delícia para beliscar com hummus tahine. Faça lâminas de pimentões verdes, amarelos, laranjas e vermelhos e vá beliscando com hummus. Além de exigir uma boa mastigação, este snack é ótimo pois tem muitas fibras e poucas calorias. Se você não é fã de pimentão, coma com cenourinha ou com pepino. O pimentão é excelente fonte de vitamina C, a qual ajuda a também relaxar a tensão.

7. Castanhas (frutas secas)

foto

As castanhas são excelentes fontes de gorduras boas para organismo, além disso dão uma maior sensação de saciedade e ajudam o bom funcionamento do cérebro, estimulando a concentração. O problema é que não pode exagerar na porção, por isso coma no máximo umas 30 gramas de castanhas variadas, faça um kit com as suas favoritas.

8. Chocolate amargo

foto

O chocolate Amargo (70% mínimo de cacau) tem propriedades que ajudam a reduzir o nível de cortisol no sangue, o hormônio do estresse e da ansiedade. Por isso, comer em torno de uma barra de 25 gramas é um bom remédio para ir se acalmando. Aproveite e vá saboreando devagar. O que você também pode fazer é derreter o chocolate e colocar castanhas ou ainda goji berry, chia e outros superalimentos para deixar o chocolate ainda mais nutritivo.

9. Pipoca

foto

É um lanche saudável se feita em casa, e não no micro-ondas. Existem muitas receitas. A pipoca vai fazer a vontade de mastigar passar além de te alimentar. Leia mais: Pipoca, tão saudável por quê? 5 receitas doces e salgadas.

10. Maçã

foto

Este alimento é realmente dos deuses com todas as suas propriedades (vitaminas B1 e B2, fósforo, ferro, quercetina, antioxidantes, água e muitas fibras). A maçã vai fazer passar sede (á vezes nosso organismo confunde fome com sede), a vontade de mastigar e de comer doce ao mesmo tempo, mas com muita saúde. Prefira maçãs biológicas e coma-a com casca e tudo.

E então, quais são os lanches saudáveis que você inclui na sua alimentação? Cuide de sua alimentação para ter um melhor equilíbrio mental. O seu sistema digestório interfere muito no seu cerebral e vice-versa.

Alimente-se bem e seja mais feliz!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...