Banana com casca comestível: no Japão já existe!


Casca de banana, um “desperdício” que aprendemos a explorar, por exemplo, na horta e na beleza. Mas, e se fosse possível comê-la? Pois não é que uma equipe de cientistas japoneses conseguiu deixar a casca da banana comestível.

A ideia tem um nome: Banana Mongee.

Pesquisadores da D&T Farm, na Prefeitura de Okayama, desenvolveram uma técnica chamada “Freeze Thaw Awakening”, que, em certo sentido, recria as condições de 20 mil anos atrás, no final da era do gelo, quando as plantas emergiam das duras temperaturas do inverno.

Na verdade, os cientistas congelaram as mudas de banana a -60 graus Celsius, plantando-as enquanto começavam a descongelar. Este processo aparentemente ativou uma parte antiga de seu DNA, o que não só permite que a planta prospere no clima fresco do Japão, mas também acelera o seu desenvolvimento. Enquanto as variedades de banana tropical levam dois anos para atingir o tamanho típico para o consumo humano, a Banana Mongee precisa de apenas quatro meses.

A casca da Banana Mongee não é particularmente saborosa, mas é muito mais fina e menos amarga do que a das bananas comuns.

O primeiro lote de bananas chegou às prateleiras das lojas de departamento em novembro do ano passado, mas a D&T Farms produz apenas 10 bananas por semana e as entrega apenas para o Fruit Corner de Tenmanya, Okayama, uma loja de departamento local. E o preço não é tão acessível quanto se poderia pensar: 648 ienes para cada fruta, ou seja, cerca de 4,80 euros (aproximadamente 18 reais).

De acordo com o que diz o site japonês SoraNews24, que teve a oportunidade de experimentar a nova banana, ela seria consideravelmente mais doce do que a banana tradicional devido ao seu alto teor de açúcar, 24,8 gramas, em comparação com a média de 18,3 gramas. Seu cheiro também é mais forte, enquanto o sabor lembra o do abacaxi.

No entanto, para serem totalmente comestíveis, devem estar perfeitamente maduras, diferentemente das bananas comuns, que até podem ser consumidas meio verdes.

banana casca 2

A D&T Farm afirma que a casca de banana é “um excelente ingrediente que pode conter vitamina B6 e magnésio, ligados à síntese de serotonina” e uma substância chamada triptofano, a matéria-prima da serotonina.

Além disso, de acordo com os produtores, sendo cultivados no clima mais frio do Japão, essas bananas não possuem predadores naturais, por isso não são tratadas com nenhum pesticida.

Que tal as bananas 100% comestíveis. Você comeria?

Enquanto elas não existem por aqui, vamos aproveitando a casca da banana das mais variadas formas possíveis.

Leia também: CASCA DE BANANA SERVE PARA MUITA COISA – PROBLEMAS DE PELE, POR EXEMPLO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...