25 de Outubro é Dia Mundial do Macarrão: a comida preferida do povo!


A data instituída pela International Pasta Organization em 1995 comemora este alimento querido em todo mundo. Também chamado de Dia Mundial das Massas, hoje, 25 de outubro é o World Pasta Day, dia de comemorar comendo o seu macarrão preferido.

Em sua 23ª edição, este ano a data é dedicada aos que mais sofreram as consequências da pandemia, com o desafio #haveagoodpasta para doação do alimento a quem precisa.

A iniciativa vem a calhar pois, segundo a OXFAM, em 2021 a causa da pandemia, 155 milhões de pessoas no mundo atingiram níveis extremos de insegurança alimentar.

Chefs, donos de restaurantes, amantes da cozinha profissionais ou não, farão uma refeição virtual com qualquer tipo de macarrão para “doar” um prato de massa aos menos afortunados.

A iniciativa que se chama “Al Dente” consiste em postar a foto de um prato de macarrão nas redes sociais com a hashtag #haveagoodpasta e, s cada foto postada, 300 pratos de macarrão serão doados à rede de solidariedade Caritas.

UM POUCO DE HISTÓRIA DO MACARRÃO

Quem teria inventado essa iguaria? Dizem os chineses, os italianos ou os árabes. Quem dá mais?

A origem seria árabe, levada por estes povos à ilha italiana Sicilia no sec IX. O spaghetti original árabe se chama Itrjia mas há controvérsias sobre esta teoria!

O famoso macarrão pode ser sido levado à Itália por Marco Polo (mercador, embaixador e explorador veneziano) voltando de uma sua viagem à China.

Resta a certeza de que a pátria do macarrão é mesmo a Itália, onde este alimento se difundiu e ficou famoso. Mas verdade é que, há registros bem mais antigos sobre a existência do que seria um precursor do spaghetti, na China, em escrituras durante a Dinastia Han nos anos 25 a 220 DC.

A COMIDA PREFERIDA DO MUNDO

Um estudo realizado pela Oxfam Grow Campaign com 16 mil pessoas de 17 países, inclusive Brasil, concluiu que, no mundo, a comida preferida do povo é…o macarrão!!!

ALIMENTO DOS INTELIGENTES

Bom, com esta coisa hoje de emagrecer pra cá, emagrecer para lá – emagrecer é justo e necessário quando se fala de saúde lembrando que anorexia é o contrário disso, portanto, cuidado com o que o termo magro quer dizer – o macarrão fica meio que sendo um alimento proibido mas, como dissemos aqui: Comendo macarrão e pizza, Itália consegue ser o 3° país mais magro do mundo!

Então, pode comer macarrão sim, e tudo o mais que quiser! Moderação e bom senso sempre a fazem a diferença.

Albert Einstein dizia que o melhor da Itália eram o “espaguete e [o matemático] Levi-Civita”. Seu apreço por este alimento, dizem, pode ter a ver com a preferência do cérebro em adquirir energia rápida como aquela conseguida através da glicose (açúcares e carboidratos) para alimentar bem os neurônios, manter a atenção e a concentração em alta.

Macarrão e massas em geral dão aquela energia que todo mundo precisa para enfrentar os dias estressantes de hoje. Portanto, comemore! Escolha o teu tipo preferido de macarrão (existem centenas de formatos) e…BOM APETITE!

Talvez te interesse ler também:

Benefícios do macarrão: porque comer macarrão faz bem!

Molho para macarrão: 10 receitas vegetarianas para fazer em 5 minutos

5 Receitas de Molho Branco para Macarrão e Lasanha

Super receitas para fazer com sobras de macarrão. Nada se joga! 

Como fazer massa de macarrão caseiro. Receitas para todos os gostos!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...