Nozes, frutos secos e sementes devem ser ativados antes do seu consumo


As sementes e os frutos secos – nozes, castanhas, pinhões, amêndoas e outros semelhantes – são ricos em nutrientes, gorduras saudáveis e fibra e têm muita importância na dieta alimentar que escolhemos. Mas, se você as consome, seria bom que também as ativasse antes.

O que quer dizer “ativar os frutos secos e as sementes”?

Normalmente a gente consome sementes como nozes e amêndoas, tostadas, em açúcar ou sal, ou misturadas com outros alimentos mas, saiba que o processo de tostar – levar ao forno – lhes retira uma grande parte dos seus óleos naturais, que são uma de suas maiores riquezas.

Para evitar esta perda talvez você possa começar a consumi-las cruas, e ativadas ou, tostadas em casa, com um óleo de boa qualidade e consumidas de imediato.

É a esse procedimento que chamamos de ativar os frutos secos que, na verdade, são sementes de oleaginosas.

Para tirar o maior proveito da riqueza nutricional das sements de oleaginosas o indicado é você colocá-las, cruas, de molho em água, por várias horas (ou toda a noite, para usá-las no dia seguinte).

O fato de se colocar as sementes de oleaginosas de molho durante horas vai reduzir seu conteúdo em ácido fítico, que é a forma em que essas plantas armazenam o elemento fósforo. Quando há muito ácido fítico no alimento – caso das sementes oleaginosas, grãos e leguminosas em geral – o fósforo, nessa forma, sequestra outros elementos que são importantes para a nossa nutrição e estes – ferro, zinco, cálcio, magnésio, manganês – ficam indisponíveis para a absorção pela mucosa intestinal e, portanto, indisponíveis para nosso uso.

A carência desses elementos sequestrados resulta em problemas de desnutrição acentuada apesar da ingestão de quantidades adequadas do alimento e, consequentemente, em problemas de saúde como, por exemplo, a osteoporose (quando há carência de magnésio e cálcio).

Claro que se você só consome um que outro punhado de amêndoas, ou nozes, como aperitivo (e é uma delícia!), a quantidade de ácido fítico que entrará no seu sistema não será significativa mas, se você come das oleaginosas diariamente, então já poderá se tornar um problema.

Todo o problema decorre de que nosso organismo não sintetiza a enzima fitase, que rompe o ácido fítico e que é sintetizada por alguns animais mas, podemos conseguir enzimas suficientes pela ativação dos frutos secos pelo molho prolongado, a germinação ou a fermentação, que são processos naturais.

Os frutos secos – nozes, amêndoas, castanhas e seus similares – contêm inibidores enzimáticos que são produzidos naturalmente e que previnem a germinação prematura destas sementes. Então, todo o processo é para quebrar esse circuito de inibição da germinação.

Essas sementes possuem tais inibidores enzimáticos pela necessidade que a planta têm de esperar melhores condições de germinação para que se possa reproduzir – isso tem a ver com calor e umidade ambientais – mas, esse é um processo que não é benéfico quando nos alimentamos delas.

Processo de ativação das sementes (receita prática):

1. Ative as sementes de oleaginosas que você vai consumir a diário ou, se preferir, ative já um bom punhado para uma semana, por exemplo.

2. Coloque duas xícaras de sementes oleaginosas em um pote grande – esse processo você deve fazer para: amêndoas, nozes, castanhas, sementes de girassol e outras mas, não deve usar para as sementes de linho e nem as de chia, pois não precisam dele.

3. Cubra as sementes com água filtrada e 2 colheres de café de sal marinho deixando, pelo menos, duas polegadas (5 cm) de água sobre as sementes.

4. Deixe as sementes no molho durante 7 a 12 horas, em média. As amêndoas precisarão de um pouco mais de tempo, até 14 horas de molho e as nozes da índia, de somente 3 a 5 horas, para não ficarem viscosas.

5. Depois do tempo de molho, coe e enxague bem as suas sementes.

6. Caso você tenha um desidratador, use-o para retirar o excesso de água nas sementes ou então, coloque-as em bandejas, no forno, para secarem lentamente a 65ºC. Cada tipo de semente tem um tempo certo para ficar no ponto.

7. Quando as sementes ativadas já estejam totalmente secas você poderá armazená-las em um pote hermético, no refrigerador. Só deixe fora da geladeira a porção que irá consumir no mesmo dia pois, ativadas elas se estragam rapidamente.

Como nota final:

Apesar de que as sementes de linhaça e de chia não requerem ativação pois não são ricas em ácido fítico, a recomendação que em geral se dá, para seu uso, é de que também se deixe de molho para que liberem a mucilagem, baba, que é muito benéfica para tratar intestino preso.

Leia mais sobre o uso das sementes ativadas:

PROTOCOLO BUDWIG CONTRA O CÂNCER, COM QUEIJO COTTAGE E LINHAÇA

CREME BUDWIG: COMO PREPARAR E PORQUÊ FAZ BEM

SEMENTES DE LINHAÇA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E COMO CONSUMIR CORRETAMENTE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...