Excesso de batata frita duplica o risco de mortalidade


Batata frita faz mal? Bem, se você exagerar, obviamente, sim. Se aquelas pré-cozidas e congeladas podem ser cancerígenas e, geralmente, causam dependência, agora uma nova pesquisa mostra uma forte ligação entre um alto risco de morte prematura, com a ingestão excessiva de batata frita.

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, comer batata frita mais de 2 vezes por semana pode aumentar, até dobrar, o risco de mortalidade em adultos.

A pesquisa mostrou que aqueles que consomem batata frita mais do que duas vezes por semana seguem, já naturalmente um estilo de vida não saudável, o que eleva o risco de morte.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam os hábitos alimentares de 4.440 pessoas com idades entre 45 e 79 anos, por oito anos seguidos.

Depois de terem considerado vários fatores, evidenciou-se que comer geralmente batata frita (inclusive muita) não aumentava o risco de morte em uma pessoa. Mas, analisando os estilos de vida dos diferentes participantes, os pesquisadores descobriram que comer muita batata frita levou a um risco mais do que reduplicado de morte. A quantidade de batatas que os participantes tinham comido foi investigada, pedindo-lhes para preencher um questionário alimentar. Na conclusão do estudo, das 4.440 pessoas que participaram, 236 participantes morreram ao final do follow-up de oito anos.

Está o fato que, outros fatores podem ter influenciado os resultados do estudo, incluindo sem dúvida a qualidade de batatinha consumida e a sua combinação com alguma outra coisa.

Por exemplo, comer apenas batatas fritas com uma salada é muito diferente de comer batatas com um cheeseburger.

Batatinhas nunca mais? Não exageremos!

  • Verifique se realmente você não está consumindo batatas em demasia (visto que é um alimento fácil de ser encontrado, barato, que sacia e é gostoso) e opte por variar sempre o cardápio.
  • Atenção também para não exagerar nas salsas e nos molhos: maionese, ketchup e por aí vai.
  • Prefira fazer batata em casa, frita em azeite e…só alegria, além de mais saudável, garantimos que é mais gostosa 🙂

Leia mais sobre batata frita e tire suas dúvidas sobre este alimento:

QUAL É O MELHOR ÓLEO PARA FRITAR?

A ACRILAMIDA NOS ALIMENTOS É CANCERÍGENA? FINALMENTE O PARECER DA AESA

MC DONALD´S REVELA COMO SÃO FEITAS SUAS FAMOSAS BATATINHAS FRITAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...