Cambuquira – brotos e flores da abóbora em receitas deliciosas


Cambuquira é como os mineiros chamam os brotos e flores da abóbora, abobrinha ou do chuchu, que pode ser usada como complemento de diversos pratos culinários, em tortas, sopas ou omeletes, refogadinho ou cozido, e até como recheio de pastéis. Uma PANCplanta alimentícia não convencional brasileira.

Sim, até se pode dizer que a cambuquira, sem ser uma planta diferente mas sim, só uma parte de planta, é uma PANC – claro que, no interior de Minas Gerais até se pode comprar cambuquira nas feiras mas, esta ainda não entrou no circuito comercial e isso, por motivo de sua pouca durabilidade.

Mas, cambuquira não tem só em Minas, claro: este é um prato caboclo que todo sertão conhece pois, como é comida de pobre, gente que sabe usar das plantas o tudo que elas dão, não pode faltar na roça de todos os lugares.

A cambuquira é o broto dos ramos e as inflorescências de plantas como a abóbora e o chuchu (mas, pode ser de outras, também, como os brócoles e couves, que em Portugal são conhecidos por grelos).

O melhor uso é quando você colhe sua cambuquira fresquinha e já joga na panela para um cozimento rápido – assim ela fica crocante, rica em vitaminas e sais minerais, sem perder seu sabor suave.

Como se faz cambuquira

Como colher, escolher e fazer a cambuquira de abóbora você pode ver neste vídeo que ponho a seguir:

e neste aqui, como fazer cambuquira de chuchu no fogão à lenha – a cambuquira do chuchu é mais firme, rija, do que a de abóbora e, quando é cortada, leva junto os frutinhos pequenos (chuchuzinho em formação)

Refogado de cambuquira é a base

O caboclo usa a cambuquira cortada e refogada no alho dourado. Depois do refogadinho, deve-se juntar um pouco de água, sal a gosto e deixar cozinhar um pouquinho – cambuquira é verdura leve, de rápido cozinhar.

Receitas de cambuquira cada família tem a sua:

Eu gosto dessa receita de cambuquira com creme de abóbora que, nada mais é do que o refogado de cambuquira engrossado com abóbora-menina cozidinha até desfazer, para engrossar o caldo.

Ou então, a cambuquira refogada com ovos escalfados – uma delícia para comer em noites mais frias do nosso inverno brasileiro.

Outra receita gostosa é esta cambuquira com ovos mexidos e arroz vermelho que você faz rapidinho e todo mundo vai gostar.

Mas, para as noites de inverno, faça uma sopa de cambuquira com milho verde, a delícia cheirosa que todo fogão à lenha deixa muito melhor:

É fácil de se fazer:

  1. refogue a cambuquira picadinha em azeite de oliva
  2. o milho verde (de preferência, debulhado da espiga na hora de fazer), deve ser batido no liquidificador com um pouco de leite, o suficiente para fazer uma massa semi-líquida.
  3. ponha o milho verde batido para refogar com a cambuquira.
  4. doure um bom punhado de cebola picadinha, junte ao refogado de cambuquira e milho verde.

Ou você também poderá usar o fubá mimoso de milho e aí, engrossar o caldo do refogado da cambuquira, mexendo sempre até borbulhar por 3 minutos.

Especialmente indicado para você:

A ABÓBORA NA MEDICINA POPULAR

CHUCHU TEM MUITA GRAÇA: CONHEÇA 15 BENEFÍCIOS E EXPERIMENTE NOVAS RECEITAS

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...