Quiabo: benefícios e malefícios. Como usar na cozinha


A peculiaridade do quiabo não está apenas no seu refinado sabor, mas também em toda carga de benefícios que pode trazer para o nosso organismo. Quando consumido adequadamente, o quiabo pode fornecer nutrientes essenciais para o pleno funcionamento do corpo, garantindo uma saúde exemplar. Mas há controvérsias.

Benefícios do quiabo

São inegáveis os benefícios do quiabo para a saúde. Rico em vitamina B, C, cálcio, ácido fólico e fibras, o consumo do quiabo trará pouquíssimas calorias. Seus benefícios podem ser listados da seguinte maneira:

Diminui o colesterol

O baixo teor de calorias faz do quiabo um forte aliado na diminuição de colesterol. Esta característica auxiliará o pleno funcionamento do corpo, garantindo um organismo saudável.

Leia mais: COMO BAIXAR O COLESTEROL RUIM APENAS COM A ALIMENTAÇÃO

Trata problemas gastrointestinais

As altas quantidades de fibras presentes no quiabo são benéficas para que haja o funcionamento adequado de todas as funções digestórias e gastrointestinais.

Previne a fadiga

Por favorecer as atividades cardiovasculares, o quiabo faz com que o nosso corpo sinta menos fadiga. O consumo de quiabo em harmônia com a execução de exercícios físicos fará com que o organismo funcione melhor, sem a sensação de desgaste após um exaustivo dia de trabalho.

Combate o estresse

Os importantes níveis de antioxidantes do quiabo ajudam no combate ao estresse quando em contato com a corrente sanguínea. Isso favorece a saúde física e mental, garantindo uma saúde plena.

Fortalece o sistema imunológico

A riqueza em ácido ascórbico (ou vitamina C) faz do quiabo um vegetal fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, sendo capaz de prevenir resfriados inoportunos ou mesmo as gripes mais desgastantes.

Leia mais: 10 ALIMENTOS E DICAS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Assim, é seguro resumir os benefícios do quiabo da seguinte maneira:

• Previne gripes e resfriados

• Combate stress

• Previne a fadiga

• Trata problemas gastrointestinais

• Reduz os níveis de colesterol

Malefícios do quiabo

Em termos gerais, o consumo do quiabo é considerado seguro para todos, inclusive gestantes e crianças. No entanto, um estudo publicado no periódico Journal of Phytology 2009 relacionou o consumo de quiabo a atrofia testicular. Outros estudos anteriores fazem o meso tipo de relação.

Como usar quiabo na cozinha

quiabo na cozinha

O quiabo é um vegetal versátil, portanto seu uso e consumo é muito simples. Pode ser utilizado para preparar saladas e pratos quentes sem grandes inconvenientes. Algumas dicas são:

Salada de quiabo com limão e cebola

Ingredientes:

• 200 g de quiabo

• 1 cebola média

• ½ limão pequeno

• 1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Cozinhe o quiabo por 10 minutos e em seguida corte em pequenos cubos

2. Descasque a cebola e corte-a em pequenas tiras

3. Misture o quiabo e a cebola em um recipiente para servir

4. Esprema o suco de limão sobre o quiabo e a cebola e depois adicione a pitada de sal

5. Basta servir.

Água de quiabo para a saúde

Uma prática que tem se tornado cada vez mais comum é beber “água de quiabo”. Essa prática garante todos os benefícios do quiabo de forma simples:

• Adicione 2-3 quiabos em um copo de água (250 ml) e coloque na geladeira durante a noite

• Deixe o quiabo descansar na água a noite toda e beba pela manhã. Pode ser feito diariamente

• (opcional) também é possível cortar o quiabo em tiras antes de colocá-lo na água, mas deixará o sabor levemente mais amargo. Para quem busca saúde, isso não importa, pois significa que a água tem muito mais nutrientes do quiabo.

O quiabo também pode ser utilizado em pratos quentes. Uma forma fácil é comê-lo com feijão. Primeiro, cozinha-se o feijão como de costume. Na hora de temperar o feijão (com alho e cebola, geralmente) adiciona-se também o quiabo cortado em pequenos pedaços. O sabor é irresitível e serve também para crianças que não gostam do seu sabor (assim todos obtêm seus nutrientes).

Orientações sobre o quiabo

Como vimos, o consumo de quiabo é considerado seguro para todos. No entanto, cabe o bom senso de consultar um médico ou profissional de saúde para obter informações mais precisas se este vegetal pode ou não ser adicionado à sua dieta.

Especialmente indicado para você:

ÁGUA DE PEPINO: COMO FAZER E PORQUÊ FAZ BEM!

10 IDEIAS DE RECEITAS COM ABÓBORA

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 4 comentários

  1. Denize
    Publicado em 07/03/2021 às 10:02 pm [+]

    O quiabo faz ataca o fígado?


  2. Inês Freitas
    Publicado em 10/05/2022 às 11:57 am [+]

    Tenho plaquetas baixas,posso consumir kuiabo?


  3. Daia Florios
    Publicado em 10/05/2022 às 2:29 pm [+]

    Inês, acreditamos que não tenha nenhum problema, pelo contrário, mas o site é apenas de informações e não substitui a visita médica. Um abraço <3


  4. Iduina lustosa
    Publicado em 30/03/2023 às 3:43 pm [+]

    Fiz cirugia bapress estou comendo quiabo em todas as refeições.quais estou obitendo


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...