Oh, Popeye!: estudo investiga a relação do espinafre com ganho muscular


Quem se lembra das aventuras do marinheiro Popeye em companhia de Olívia e Brutus? Quantos de nós quisemos comer comer espinafre para ter a mesma força da personagem?

Pois o espinafre, contido nas latas que Popeye abria de formas inusitadas, não só inspirou crianças a comerem a verdura, como também o pessoal da maromba e atletas, segundo afirma uma pesquisa da Universidade de Leuven, na Bélgica.

Os pesquisadores investigaram o impacto do nitrato (substância encontrado no solo por hortaliças folhosas, dentre elas o espinafre) no desempenho esportivo.

Inicialmente, os cientistas deram suplementos de nitrato aos participantes da pesquisa. Após três horas, eles tinham que realizar exercícios curtos de alta intensidade em bicicletas ergométricas (tipo uma aula de spinning) durante três vezes na semana).

Os participantes foram divididos em dois grupos: no primeiro, metade pedalava em uma sala com uma quantidade normal de oxigênio e, no segundo, a outra metade executava os exercícios em uma sala com nível baixo de oxigênio (hipóxia), uma simulação de um ambiente de elevada altitude.

A combinação de hipóxia com o suplemento de nitrato foi a mais eficiente para o ganho de massa muscular entre os integrantes do grupo 2, já que, em apenas 5 semanas, eles tinham treinado nas condições de altitude transformadora de seus músculos.

No estudo, o grupo que consumiu o nitrato e se exercitou em maior altitude aumentou a proporção de fibras tipo IIa (relacionada às grandes explosões de energia e força) em seus músculos em pouco tempo, além de terem demonstrado uma melhor performance de resistência e velocidade.

Não compre suplementos

Antes de sair correndo para comprar suplementos de nitrato, é melhor aguardar resultados mais conclusivos da pesquisa que pretende descobrir, ainda, se a alta dose de ingestão de nitrato pode causar riscos à saúde, pois o nitrato se transforma em nitrito no corpo humano, o que, em excesso, pode prejudicar as células vermelhas do sangue a transportar oxigênio.

Outro ponto que a pesquisa pretende desenvolver é se a ingestão de nitrato apenas com a alimentação seria capaz de produzir os mesmos benefícios.

Na primeira fase do estudo, foram usados suplementos de 400 mg de nitrato. Em uma dieta convencional, a ingestão média desse componente é de 61 mg (os vegetarianos podem chegar à dose diária de 185 mg).

Sendo assim, nada impede que você incremente a sua alimentação com mais vegetais de folhas verdes, como o espinafre por exemplo. Pelo contrário: isso vai fazer muito bem à sua saúde.

Especialmente indicado para você:

COMO PLANTAR ESPINAFRES. DICAS PRÁTICAS DE CULTIVO!

CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VÁRIOS TIPOS DE VEGETAIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...