Ômega 3 – você sabe que benefícios traz o consumo das gorduras saudáveis?


Muitas vezes se fala que é necessário consumir ácidos graxos essenciais, as gorduras saudáveis, fundamentais à nossa vida mas, será que você sabe porquê precisamos de ômega 3, por exemplo?

Ômega 3 é um dos ácidos graxos essenciais que nosso corpo não sintetiza e que precisa. Esta gordura saudável está disponível nos peixes, mariscos e em algumas fontes vegetais como a linhaça, a semente de linho, o azeite de oliva, alguns tipos de sementes como nozes, amêndoas e castanhas.

Benefícios do ômega 3 para a saúde humana

1) Longevidade

O ômega-3 é muito importante para os idosos pois ajuda a prolongar, em qualidade, a vida, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares e, portanto, a mortalidade.

2) Depressão

Um estudo australiano confirmou o efeito positivo do ômega 3 nos tratamentos de depressão em mulheres.

3) Inteligência

Outro estudo, da Universidade de Uppsala, concluiu que tanto o ômega 3 quanto o ômega 6 são necessários ao bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso e que essas substâncias são fundamentais para o desenvolvimento da inteligência humana.

4) Colite e doença de Crohn

Outro estudo mostrou que o ômega 3 tem efeitos positivos nos casos de desordem gastrointestinal comum, a colite, e na doença de Crohn.

5) Câncer de mama

De acordo com este estudo canadense, mostrou-se que o ômega 3 tem efeitos positivos na prevenção do câncer de mama e no desenvolvimento mais lento dessa doença retardando em até 30% o tempo de crescimento dos tumores.

6) Diabetes tipo 2

De acordo com este estudo finlandês a maior quantidade de ômega 3 disponível corresponde menor possibilidade de ocorrência da diabetes do tipo 2 na população. Como prevenção, se recomenda o consumo de peixe rico em ômega 3 algumas vezes por semana, ou sua substituição por fontes vegetais destes ácido graxo, uma dieta saudável e a realização regular de atividade física.

Leia mais: DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

7) Enxaquecas

Neste estudo está relacionado o consumo frequente de sementes de linho com a redução de casos de enxaquecas, por conta do seu elevado teor em ômega 3 e 6 em equilíbrio.

8) Cabelo saudável

Uma dieta rica em ômega 3 é necessária para manter o cabelo saudável e com brilho natural.

9) Saúde sexual

No livro “7 chaves para ao longo da vida Vitalidade Sexual” de Brian Clement, os alimentos ricos omega-3 são descritos em sua função de melhorar o desempenho sexual em homens e mulheres, garantindo melhor resposta eréctil e aumento do fluxo de sangue para a genitália feminina.

10) Dieta mediterrânica

O azeite extra virgem é um dos símbolos da dieta mediterrânea. Talvez você ainda não sabia que o azeite extra virgem é considerado tão benéfico por causa de seu conteúdo equilibrado em ômega 3 e ômega 6 que faz com que a gordura disponível para nós seja tão saudável quanto o leite materno.

Talvez te interesse ler também:

AS 6 SEMENTES DA SAÚDE

ÔMEGA 3 NÃO TEM SÓ NOS PEIXES – CONHEÇA 6 FONTES VEGETAIS DE ÔMEGA 3

DEPRESSÃO SE COMBATE COMENDO ÔMEGA 3, MAS SÓ SE VOCÊ FOR MULHER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...