Mais um motivo para não comer frango


Não bastassem a maneira como os animais são tratados, em espaços minúsculos e empanturrados de antibióticos e hormônios, temos agora mais um motivo para evitar comer frango: a ração consumida por eles, em muitos casos pode estar contaminada por micotoxinas, substância produzida por fungos, e que ao serem ingeridas, podem causar efeitos agudos nos animais e, quem sabe, em quem come sua carne.

Uma revisão bibliográfica realizada por pesquisadores dos Departamentos de Nutrição Animal e de Engenharia de Alimentos, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, em Pirassununga, buscou descrever os principais efeitos da toxina sobre o desempenho zootécnico na produção de frangos de corte, as alterações nas matérias-primas usada para fazer a ração que estes animais comem e os avanços científicos em metodologias desintoxicação biológica.

O artigo, que foi publicado na Revista Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal (vol.51, n.2, 2014), mostrou que as aflatoxinas (grupo de micotoxinas produzidas por fungos da espécie Aspergillus), provocam alterações na matéria prima das rações e podem causar efeitos adversos em frangos. O estudo apontou também que a origem da contaminação se dá no plantio, principalmente de milho.

Essa confirmação fez com que os pesquisadores passassem a defender a aplicação de Boas Práticas Agrícolas direcionadas a todas as etapas produtivas, desde a colheita dos cereais até a produção e armazenagem das rações prontas. Ou seja, é preciso considerar sempre que tipo de alimento é dado ao animal de corte que vai parar na tua mesa. E isso nem sempre ocorre.

Um processo eficiente na luta contra as micotoxinas pode ser a descontaminação, defendem os especialistas. Esta técnica faz uso de microorganismos vivos para a reduzir ou acabar com a ação dos fungos presentes nas rações. Mas vale lembrar que a prevenção também é uma alternativa para todos os criadores de frango. E a prevenção seria fornecer melhores condições de vida para esses animais e não forçá-los a comer ração indevida e nem sobreviver em condições degradantes.

Sabendo que condições melhores podem afetar o mercado de frango, cuja exportação para a Rússia aumentou em 36% entre janeiro e agosto de 2014 quando comparados com o mesmo período de 2013, é muito difícil que pensem no bem-estar dos animais em detrimento do lucro, por isso o jeito é apelar para você, para que pense duas vezes antes de comer frango desenfreadamente, achando que este é um alimento, a priori, super saudável!

Leia também:

Frango vegano? Confira 10 receitas! 

FrankenChicken: o frango que cresce 400% mais rápido do que na década de 1950

CARNE DE PORCO: PENSE BEM ANTES DE COMÊ-LA

VOCÊ TRABALHARIA COMO SELECIONADOR DE PINTINHOS POR 165 MIL REAIS POR ANO?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...