Como reconhecer a origem do ovo pela sua cor


Como reconhecer os melhores ovos? A cor da gema pode revelar a sua origem e também é possível saber se os ovos são frescos ou não. Para aqueles que consomem ovos, aqui vão algumas dicas para reconhecer a proveniência dos ovos e se eles são realmente frescos e de galinhas criadas ao ar livre.

Se a gema de ovo é amarela, provavelmente as galinhas foram criadas fechadas e com rações baratas. Se a gema é de cor laranja escuro, estamos falando de um ovo produzido por galinhas criadas livres e bem alimentadas.

De acordo com a Dra. Hilary Shallo Thesmar, diretora de programas de segurança alimentar para o Nutrition Center Egg (ENC), a cor da gema do ovo seria dada pelos pigmentos presentes no que comem as galinhas, em particular pelo betacaroteno.

As galinhas criadas soltas teriam mais oportunidades de comerem alimentos ricos em pigmentos tais como os carotenoides. As suas gemas mais escuras também indicam, na alimentação das galinhas, a presença de ácidos graxos ômega 3 e xantofilas (pigmentos encontrados em vegetais verde-escuros). Os ovos de galinhas criadas soltas também seriam mais ricos em vitaminas A, D e E.

Em todo caso, de acordo com o Egg Nutrition Center, os ovos advindos de granjas e os advindos de galinhas criadas livres, caipiras, têm uma correspondência nutricional idêntica no que diz respeito à quantidade de gorduras, proteínas e colesterol.

Cor do ovo e alimentação da galinha

foto: vigorbuddy.com

Cores ovo: caipira, supermercado e orgânico

foto: angelpub.com

Agora, quer saber se os ovos são realmente frescos? Faça o teste abaixo:

Derreta em um jarro cheio de água (um litro) 25 gramas de sal e, em seguida, mergulhe o ovo:

1. Se o ovo for para o fundo é fresquíssimo.

2. Se ele flutua no fundo é fresco (de 1 a 4 dias).

3. Se ele flutua no topo, mas sem chegar à superfície não é fresco (1 semana).

4. Se o ovo ficar em pé no fundo, é muito velho, melhor não comer!

As figuras abaixo, ilustram como ficam os ovos quando fritos e quando colocados em frente à uma fonte de luz, do mais para o menos fresco.

Reconhecer ovo fresquíssimo

Reconhecer ovo fresco

Reconhecer ovo velho

Leia também: Dietas vegetariana e vegana: como garantir todas as proteínas necessárias

Fonte foto capa: distractify.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...