Leite de coco: benefícios, propriedades e usos


É cada vez maior o número de pessoas que descobrem ser intolerantes à lactose e cada vez mais pessoas decidem evitar o leite de vaca, por razões ecológicas ou éticas.

Seja qual for a motivação, apresentaremos aqui várias razões para usarmos o leite de coco, um alimento extremamente nutritivo, cujas propriedades descobertas, faz com que ele seja considerado o alimento mais parecido com o leite materno em termos nutricionais.

Os 5 principais benefícios do leite de coco

Dos vários benefícios desta bebida, felizmente comum em nosso país, apresentaremos os 5 principais:

Fonte de minerais

É uma boa fonte de minerais, raros no leite de vaca e em outras bebidas que tentam simular o leite; é especialmente uma boa fonte de antioxidantes naturais como o selênio e o magnésio e também de micronutrientes essenciais tais como potássio, ferro e zinco.

Fonte de vitaminas

Em menor grau, é uma fonte de vitaminas C e E, que são também antioxidantes poderosos que nos protegem dos efeitos dos radicais livres.

As gorduras “boas”

Metade da sua gordura é composta de ácido láurico, que apesar de ser uma gordura saturada, foi demonstrado útil na diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim) em favor do HDL (o colesterol bom), e como um forte anti-viral e anti-bacteriano.

Aumenta a saciedade

É um grande regulador da saciedade: um estudo demonstrou que as gorduras especiais do leite de coco nos levam a consumir uma média de 256 calorias a menos por dia. Isto também se dá por causa das fibras contidas no leite de coco, em contraste com o leite de vaca, que não contém fibras.

Acalma o refluxo gastroesofágico

Um copo de leite de coco é um remédio natural eficaz para aliviar os sintomas de refluxo ácido.

leite de coco

Onde está o leite de coco?

O leite de coco é nada mais que a polpa do coco em forma líquida, diferentemente da água contida no interior do coco.

O leite de coco puro pode, inclusive, ser preparado em casa, batendo a polpa do coco ou colocando o coco ralado em água quente para depois coá-lo.

Como usar o leite de coco: alguns conselhos

O leite de coco pode ser utilizado de várias maneiras. Além da tradicional moqueca, pode ser adicionado às batidas de frutas, em substituição à agua, suco de laranja ou leite, tornando-as ainda mais saborosas e especiais.

Também vai perfeitamente bem com café (e sendo doce, pode inclusive evitar a adição de açúcar).

Utilize também o leite de coco para substituir o creme de leite em receitas salgadas.

Se você quiser se aventurar nas receitas exóticas, lembre-se que o leite de coco é um ingrediente-chave de grandes cozinhas como a Thai e as de outros países da África e do Sudeste Asiático. Experimente colocá-lo no final da receita, depois, por exemplo, de ter refogado uma verdura como a cenoura ou a abobrinha, ou mesmo cenoura com abobrinha, cebola e pimentões coloridos. Fica verdadeiramente bom!

No entanto, recomenda-se moderar a quantidade para aqueles que desejam perder peso, pois um copo de leite de coco contém aproximadamente 250 calorias.

E você também pode usar o leite de coco em cosméticos “faça você mesmo” em substituição ao leite de vaca e ao iogurte para as versões “vegan” de vários cremes ou preparações cosméticas faça você mesmo.

Muito bom saber tudo isso, não é verdade?

Como fazer o leite de coco em casa? Veja aqui!

Talvez te interesse ler também:

O AÇÚCAR DE COCO É REALAMENTE MAIS SAUDÁVEL?

ÓLEO DE COCO: 10 EXTRAORDINÁRIOS USOS ALTERNATIVOS

COMO PURIFICAR A ÁGUA COM FRUTAS E SUAS… CASCAS!

COMO FAZER LEITE DE AVEIA CASEIRO

OS BENEFÍCIOS E OS MALEFÍCIOS DO LEITE DE SOJA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...