Comer o ‘bicho da goiaba’ faz mal ou não? 


“O que não mata engorda”. Assim, muita gente defende que comer bicho da goiaba mal não faz, no máximo, engorda. Outros ainda vão além, dizendo que onde tem bicho não tem agrotóxico. Então, goiaba com bicho é sinônimo de fruta orgânica. Tem ainda os veganos que nem bicho de goiaba comem. Mas vamos com calma, você sabia que o “bicho da goiaba” é na realidade larva de mosca?

Que bicho é o bicho da goiaba?

O “bicho da goiaba” é uma larva conhecida como a mosca-da-fruta (Anastrepha spp.), que pertence à família Tephritidae. Essas larvas um dia foram ovos depositados pela mosca no interior da fruta, e se desenvolveram dentro das goiabas maduras, alimentando-se da polpa.

As larvas vão abrindo túneis na fruta onde passam a viver, o que  favorece a proliferação de bactérias que aceleram o apodrecimento da fruta, deixando a casca permeável, o que permite a entrada de oxigênio e facilita a respiração da larva.

Então, mudando a pergunta, comer larva de mosca faz mal?

Bicho da goiaba e miíase acidental

“Parece que muitas larvas podem ir parar vivas no intestino e causar miíase acidental“, diz a Elfa dos Insetos em um de seus tuítes.

Miíase é uma infecção de pele causada por larvas de moscas que são depositadas em tecidos cutâneos de qualquer vertebrado, inclusive do ser humano. A miíase acidental  é muito rara em humanos, mas pode ocorrer se alguém ingerir um alimento infectado com larvas de moscas, o que poderia causar graves distúrbios.

A miíase pode causar:

  • abscessos, inchaço e acúmulo de pus no local infectado;
  • linfangite (inflamação dos vasos linfáticos);
  • tétano (muito raramente).

Conclusão: bicho da goiaba, comer ou não?

Não!

Embora seja um evento raro, é possível desenvolver miíase intestinal ao consumir bicho de goiaba. A miíase intestinal é uma infecção causada pela ingestão de larvas de moscas que se desenvolvem no trato gastrointestinal humano. Essa infecção ocorre quando as larvas de moscas são ingeridas juntamente com alimentos contaminados.

No caso específico do “bicho da goiaba”, as larvas da mosca-da-fruta (Anastrepha spp.) podem ser encontradas dentro de goiabas maduras. Se uma pessoa consumir uma goiaba contaminada, existe um risco muito pequeno de as larvas sobreviverem ao ambiente ácido do estômago e se desenvolverem no intestino, resultando em miíase intestinal.

É importante ressaltar que esses casos são extremamente raros e a maioria das goiabas comercializadas não apresenta infestação por larvas.

Muita gente acha que o fato de a goiaba estar bichada significa que ela é mais saudável por não ter recebido veneno. Poderia até ser, mas de qualquer modo, é recomendado evitar o consumo de frutas ou alimentos que apresentem sinais de infestação por larvas ou outros insetos, pois isso pode indicar falta de higiene e condições inadequadas de armazenamento. Sempre escolha frutas frescas, saudáveis e livres de qualquer contaminação aparente.

Fontes:

  1. @ElfadosInsetos
  2. Infestação por miíase em prolapso retal: relato de caso e revisão de literatura
  3. Minuto Saudável

Talvez te interesse ler também:

O que é calcanhar de maracujá: doença causada por larvas de mosca

O que as fezes dizem sobre o nosso estado de saude?

As moscas espalham mais bactérias do que se imaginava. Um novo estudo alerta!

8 remédios naturais para espantar e eliminar as moscas de casa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...